A vez da Ford

Desde o ano passado a Ford já vinha falando que o Mustang Mach-E seria o primeiro carro deles a ter os recursos de direção autônoma, mas até então tinha parado por aí, sem dar mais detalhes. Mas as informações começaram a ganhar força depois que a montadora anunciou que o recurso estará disponível no segundo semestre de 2021. Resumindo : Um ano depois do lançamento do carro. 


Mas não se animem muito ainda. Vários itens serão via "inclusão", ou seja, serão disponibilizados a parte para instalação separada, e claro, pago a parte também. Na verdade será um pacote vendido a parte, chamado “Active 2.0 Prep Package”. O pacote vai garantir que os Mach-E vendidos tenham o hardware necessário para o funcionamento do serviço . No pacote virão sensores e uma câmera frontal também. Além de tudo isso, a Ford também terá atualizações anuais para o programa que vai gerenciar o carro, e claro que elas serão pagas a parte. Outro desestimulo é que a ferramenta por enquanto só vai funcionar em algumas estradas que foram previamente mapeadas nos EUA e no Canadá. O motivo é simples : Nessas estradas existe um sistema de câmeras voltadas ao assento do motorista para garantir que ele esteja de olho na viagem enquanto a opção autônoma estiver acionada. Na prática, o Active Drive Assist vai orientar o usuário a partir de uma tela localizada no centro do volante. Mas até chegar 2021 quem comprar um Mustang Mach-E já poderá ter acesso ao CoPilot 360, que tem ferramentas como centralização na faixa, controle da velocidade e assistência no estacionamento do veículo. Já é um começo. Mas acredito que todos esperavam mais da Ford.