A maconha do futuro

É assim que a Radula está sendo tratada. Ela tem efeitos medicinais e recreativos semelhantes aos da Cannabis e por isso está despertando o interesse da comunidade científica.


Embora a planta não seja do gênero Cannabis, ela é considerada um canabinoide 'moderadamente potente, mas eficaz', diz pesquisa — Foto: Stefan Fische/Divulgação


Ela é uma subdivisão da família Radulaceae que tem 300 espécies já catalogadas. E os cientistas já descobriram na Radula marginata, Radula laxiramea e na Radula perrottetii a presença de psicoativos. Quem fez essas descobertas foram cientistas das universidades de Berna e de Zurique, ambas na Suíça. Eles analisaram os efeitos de uma substância isolada da radula em camundongos. A conclusão geral foi de que, embora a planta não seja do gênero Cannabis, ela também pode ser considerada um canabinoide "moderadamente potente, mas eficaz". Essa substância isolada contém uma variante do THC que provoca efeitos semlhantes. Em comparação com a maconha ela difere em  potência e efeitos adversos.