Uma boa pergunta:


Se um carro autônomo matar um pedestre, de quem será a culpa ? 




A atenção em torno disso está ficando cada vez mais forte. Já existem Ubers que  dirigem sozinhos em Pittsburg e Michigan. A regulamentação dos carros autônomos lá nessas duas cidades é bem recente. A Volvo, Nissan, Honda e Toyota planejam colocar carros autônomos no mercado até 2020, mas a pergunta que não quer calar é : O que acontecerá quando algum desses carros atropelar um pedestre , e em decorrência do atropelamento, matar ou machucar ? Até agora ninguém ainda definiu isso. Mas algumas opiniões já aparecem pela internet : 


Toulouse School of Economics

Claro, o “fabricante do carro” . Porque existirão diferentes empresas oferecendo diferentes peças que serão usadas na fabricação dos carros autônomos, o que vai complicar a vida das montadoras. Vale a pena também analisar a infraestrutura das cidades, que talvez em alguns casos seriam o motivo dos acidentes, e, claro aí a culpa seria do município. mas ´pe um assunto muito complexo. 

 Virginia Transportation Research Council

Como na maioria das situações, depende das circunstâncias específicas. Se o carro estiver seguindo a lei, um humano não poderia ser responsabilizado. O problema é que sempre existirão exceções, como por exemplo : Crianças brincando nos arredores, correndo de maneira aleatória, sendo muito fácil de passar a frente do veículo. 


Aí a partir dessas opiniões e algumas que com certeza a gente forma depois do artigo lido, fica aquela sensação de que ainda vai haver muita discussão até que se chegue a uma conclusão.