Programar é preciso

Programação é um bicho de 7 cabeças ? Sim ? Não ? Depende ? Bom, depende do que você faz para aprender ou se interessar pelo assunto. Mas o que precisamos entender é que o ato de desenvolver e ou programar não é simplesmente uma coisa que se ensina nos cursos técnicos ou em universidades. Na verdade, quanto mais cedo forem ensinados os princípios básicos, melhores os resultados.  Um cara chamado Craig Federighi, da Apple, defende que a programação é tão importante quanto a alfabetização e quer saber ? Ele não está errado. E nesse pensamento, a Fisher-Price, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo apresentou a Code-a-Pillar, uma lagarta de brinquedo que ensina conceitos básicos as crianças que nem bem saíram das fraldas. 




A ideia por trás da Code-a-Pillar não é formar Stallmans mirins, mas sim ensinar conceitos simples de programação em blocos. A função da lagarta é ensinar crianças a criar um “programa” de curso para a " lagartinha " Funciona assim: cada segmento dela é pré-programado com uma ação específica que pode ser seguir em frente, virar para a direita, para a esquerda, tocar um som, e por aí em diante. Aí, quando é ligado, o brinquedo escaneia os segmentos, determina a ordem das ações e executa a “programação” definida. A Code-a-Pillar é voltada para crianças de 3 a 8 anos. Para os mais velhos ela vem com um aplicativo que inclui desafios quando vão programar a lagarta. A lagartinha vai chegar as lojas dos Estados Unidos em junho e o conjunto com oito segmentos custará US$ 50.Três módulos com comandos adicionais serão vendidos separadamente por US$ 15 cada. Um brinquedo desse tipo pode ser muito útil também para futuros programadores, para que eles aprendam a solucionar problemas com as crianças.