O som da natureza

Eu sou fã - e muito fã - do som dos discos de vinil. Claro que como em tudo que existe, alguns não gostam. Mas e do som das árvores ? Você gosta ? Um cara chamado Bartholomäus Traubeck criou um projeto que tira som das árvores. O nome do projeto é Years. O projeto consiste basicamente em sete faixas musicais criadas por diferentes.......árvores. Sim, isso mesmo, árvores. O criador do projeto usou árvores para criar as faixas. São árvores tradicionais da Áustria : Carvalho, Bordo, Nogueira,Freixo e Faia. Ele cortou o tronco delas e criou as músicas a partir da disposição das fibras e do formato dos anéis dos troncos.



Aí ele pegou um gravador especial equipado com uma câmera Playstation Eye e um motor ligado ao braço de controle dela e colocou a geringonça prá funcionar.... A câmera gravou a posição dos anéis de fora para dentro, como se estivesse filmando um disco de vinil .


Em seguida os dados dos anéis foram passados para um computador, que com o programa específico criou a música de acordo com as ranhuras da madeira, e o resultado foi um som bem parecido mesmo com um disco de vinil. Traubeck descobriu também que a música de cada árvore é diferente da outra. No vídeo abaixo você pode ouvir a música criada pelo tronco do Freixo. Um legítimo som da natureza.....