Muita vibração

A copa do Mundo já é ano que vem. Esse ano temos a Copa das Confederações. E os estádios ? Como estão ? Além de prontos eles tem que estar com a segurança em dia e devidamente testada. Para o teste de segurança existe uma máquina chamada Vibrodina, que vibra todas as arquibancadas e vê se elas realmente vão aguentar a torcida. Ela não é usada só em estádios não. Ela também vibra pontes e viadutos.


A dona da Vibrodina que existe no Brasil é uma empresa chamada IEME Brasil que é responsável por testar as coisas. O ultimo teste dela foi feito na Arena Corinthians, e o próximo vai ser na Arena das Dunas, em Natal. Olhando prá máquina o trabalho dela parece bem simples, mas na verdade não é. Ela tem que aplicar cargas vibratórias perfeitamente distribuídas para simular a vibração da torcida e daí dizer se está tudo bem com a estrutura. A máquina é relativamente pequena : 1,2 m de largura por 1 m de comprimento e 1,2 m de altura . Ela tem dois discos de 60cm de diâmetro feitos de chumbo. O papel deles é girar e vibrar o concreto prá ver até onde ele pode aguentar e se está apto a passar pela prova de fogo, que seria o estádio lotado e um gol do Brasil por exemplo. Tudo isso é controlado eletronicamente. 




Há três processos envolvidos no teste : Deslocamento, velocidade e aceleração . Segundo os técnicos a aceleração é o que realmente interessa quando o quesito é a segurança do público. A máquina não é fabricada em série, tem que ser encomendada, e a que está no Brasil veio por causa da interdição do Morumbi em 1995 pelo Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis da Prefeitura de São Paulo). O teste com a máquina identificou o problema e permitiu uma solução :  As arquibancadas do Morumbi receberam amortecedores que deram estabilidade e diminuiram as vibrações. Ela já fez testes também no Pacaembu, Canindé e no Maracanã.




Por ultimo, a máquina é altamente viável para o serviço porque com ela não há necessidade de se derrubar ou esmagar nada para mostrar que o lugar está impróprio. Outra coisa : A máquina faz a simulação de uma situação real de uso. Seria mais ou menos assim : Ela evita que se encham as arquibancadas ( ou pontes, barragens e viadutos ) com sacos de areia para simular o peso. Cá entre nós.....essa maquininha veio mesmo a calhar não é mesmo ?