Entrou em serviço pela Aeroflot em 15 de Setembro de 1967 com um voo de passageiros inaugural de Moscow para Montreal.
Foi projetado em resposta da Rússia (União Soviética) aos modelos norte-americanos Boeing 707, Douglas DC-8, e o britânico Vickers VC-10.
O Il-62 foi o primeiro avião de tal grandeza a ser operado pela União Soviética e um grande número de países, se tornando uma aeronave referência para voos de longo alcance durante décadas.
Foi a primeira aeronave soviética pressurizada com seção central não-circular da fuselagem e portas de passageiros ergonômicas, e o primeiro jato soviético com fileira de seis assentos (o turboélice Tupolev Tu-114 também possuía este padrão) e luzes de navegação de padrão internacional.
A partir de 1970, a Air France e a Japan Air Lines alugaram vários Il-62s da Aeroflot para serviços de longa distância e, a partir de 1971, a KLM Royal Dutch Airlines operou nove Il-62s registrados pela Aeroflot para a rota Moscou-Amsterdã (esses aviões usavam marcações conjuntas Aeroflot/KLM). Trinta países operaram Il-62.
O Il-62 foi o primeiro avião de tal grandeza a ser operado pela União Soviética e um grande número de países, se tornando uma aeronave referência para voos de longo alcance durante décadas.
Foi a primeira aeronave soviética pressurizada com seção central não-circular da fuselagem e portas de passageiros ergonômicas, e o primeiro jato soviético com fileira de seis assentos (o turboélice Tupolev Tu-114 também possuía este padrão) e luzes de navegação de padrão internacional.
A partir de 1970, a Air France e a Japan Air Lines alugaram vários Il-62s da Aeroflot para serviços de longa distância e, a partir de 1971, a KLM Royal Dutch Airlines operou nove Il-62s registrados pela Aeroflot para a rota Moscou-Amsterdã (esses aviões usavam marcações conjuntas Aeroflot/KLM). Trinta países operaram Il-62.