A foto foi tirada por Jim Meads em 13 de setembro de 1962. Ela foi publicada em jornais do mundo todo na época e, como foi amplamente vista, naturalmente chamou a atenção do fabricante dos assentos ejetores Martin-Baker que fabricava além dos assentos muitos equipamentos de segurança para aviação.
Na época, Jim morava ao lado do piloto de testes da De Havilland (empresa aerospacial do Reino Unido), Bob Sowray, em Hatfield, Hertfordshire, e neste dia suas esposas foram às compras de roupas em Londres. Bob mencionou que ele deveria pilotar um Lightning naquele dia, e mais tarde os filhos de Jim perguntaram se eles poderiam ir assistir ao voo. Embora Jim fosse um fotógrafo, ele normalmente não levaria sua câmera em um passeio como este. No entanto, nesta ocasião, ele decidiu que tiraria uma foto de seu vizinho voando. A câmera que ele levou tinha apenas duas exposições.
Os espectadores encontraram um bom ponto de observação perto do limiar do campo de aviação de Hatfield de Havilland e esperaram o Lightning retornar. Quando o XG332 chegou na aproximação final, a cerca de 200 pés de altura, seu nariz se ergueu e o piloto ejetou. O Lightning havia se tornado incontrolável depois que um incêndio no motor enfraqueceu um atuador do estabilizador horizontal.
Jim tirou uma foto logo após a ejeção e, como pode ser visto, pegou o piloto invertido com seu paraquedas ainda fechado e o Lightning caindo em direção à terra perto dele.
O motorista do trator ouviu o estrondo do assento ejetável e é visto depois de se virar rapidamente para olhar o que estava acontecendo, sem dúvida muito aliviado por não estar trabalhando mais no campo.
A única foto restante de Jim registrou a coluna subsequente de fumaça preta espessa após o jato ter caído. Felizmente, o piloto sobreviveu após cair em uma estufa cheia de tomates. Ele sofreu múltiplas fraturas em seus membros e cortes devido à chuva de vidro que caiu sobre ele após atravessar o teto da estufa.
O XG332 foi um dos 20 Lightnings de pré-produção e voou pela primeira vez em 29 de maio de 1959. Foi usado durante toda a sua vida útil pela BAC e pela Havilland para testes Firestreak e Red Top, e seu acidente ocorreu enquanto estava no último programa.
Os espectadores encontraram um bom ponto de observação perto do limiar do campo de aviação de Hatfield de Havilland e esperaram o Lightning retornar. Quando o XG332 chegou na aproximação final, a cerca de 200 pés de altura, seu nariz se ergueu e o piloto ejetou. O Lightning havia se tornado incontrolável depois que um incêndio no motor enfraqueceu um atuador do estabilizador horizontal.
Jim tirou uma foto logo após a ejeção e, como pode ser visto, pegou o piloto invertido com seu paraquedas ainda fechado e o Lightning caindo em direção à terra perto dele.
O motorista do trator ouviu o estrondo do assento ejetável e é visto depois de se virar rapidamente para olhar o que estava acontecendo, sem dúvida muito aliviado por não estar trabalhando mais no campo.
A única foto restante de Jim registrou a coluna subsequente de fumaça preta espessa após o jato ter caído. Felizmente, o piloto sobreviveu após cair em uma estufa cheia de tomates. Ele sofreu múltiplas fraturas em seus membros e cortes devido à chuva de vidro que caiu sobre ele após atravessar o teto da estufa.
O XG332 foi um dos 20 Lightnings de pré-produção e voou pela primeira vez em 29 de maio de 1959. Foi usado durante toda a sua vida útil pela BAC e pela Havilland para testes Firestreak e Red Top, e seu acidente ocorreu enquanto estava no último programa.