Algumas características dele são :
- Quantidade de Cordas: Bom, como o próprio nome sugere ele possui 109 cordas. Muito mais que um violão tradicional e mais também que uma Harpa que dependendo do modelo pode variar de 40 a 47 cordas. A combinação de tudo isso resulta em uma densidade sonora única.
- Design e Construção: O design e construção dele é muito complexo, e exige uma estrutura bem robusta para suportar a tensão das cordas extras. Geralmente a construção envolve madeiras de alta qualidade e técnicas avançadas de lutieria.
- Afinação: A afinação é um desafio bem significativo. As cordas adicionais são afinadas para complementar as principais e isso cria um espectro harmônico muito mais rico. As cordas extras são ainadas em intervalos diferentes que incluem oitavas e quintas ao mesmo tempo.
- Tocabilidade: Claro que para tocar um violão harpa com 109 cordas é necessário uma habilidade a mais e adaptação a ele. Antes de se aventurar neste instrumento é preciso desenvolver algumas técnicas específicas para daí sim dizer que pelo menos começou a "arranhar" alguma coisa nas cordas dele. Algumas técnicas são o uso de dedos extras, técnicas de tapping e claro, harmonização.