O mundo das plantas também tem seus predadores(as). As plantas carnívoras são exemplos de adaptação e sobrevivência. Ao contrário das plantas comuns, elas desenvolveram mecanismos para atrair, capturar e digerir presas, que em sua maioria são insetos. Isso fornece uma fonte adicional de nutrientes, geralmente em ambientes pobres nesse quesito. Um dos exemplos mais conhecidos é a Dionaea muscipula, popularmente conhecida como 'Dionaea' ou 'Dioneia', mas também a chamam de Planta do Diabo.
Ela tem as folhas em formato de armadilha, e atrai insetos com vários tipos de nectar e cores vibrantes. Quando um inseto toca os pelos dentro da armadilha, ela se fecha rapidamente, capturando-o. Outra planta que intriga os cientistas até hoje é a Nepenthes, ou planta-jarro.
Ela desenvolve folhas em formato de jarro com um líquido bem pegajoso dentro. Os insetos são atraídos pela cor e cheiro da "gosma" e acabam entrando na folha. Uma vez lá dentro acabam se afogando e sendo digeridos pelas enzimas da planta. As plantas carnívoras são encontradas em diversos habitats ao redor do mundo, desde pântanos até regiões rochosas e solos ácidos. Elas desafiam toda compreensão científica sobre as capacidades das plantas. Mas ao mesmo tempo, servem como uma poderosa ferramenta de controle de pragas naturais, o que contribui para o equilíbrio dos ecossistemas. o presentes.