Hindenburg

 


O Hindenburg foi uma aeronave dirigivel alemã que simbolizou os avanços da tecnologia de voos dirigidos na primeira metade do século 20. Ele foi construido pela empresa Luftschiffbau Zeppelin, e foi considerado uma maravilha da engenharia na sua época. Foi batizado com esse nome em homenagem ao presidente da Alemanha, Paul Von Hindenburg, mas o nome técnico era LZ 129 quando foi concluído em 1936, e na época foi a maior aeronave que já havia sido construída. A sua propulsão era por hidrogênio por ser mais leve que o ar e proporcionar uma maior capacidade de elevação comparado ao gás hélio. O Hindenburg media 245 metros de comprimento e tinha capacidade para transportar 72 passageiros e 50 tripulantes. Seu interior era luxuoso, todo equipado com cabines de passageiros, salões, bar, e tinha até um piano a bordo. O objetivo era ser usado para viagens transatlânticas. Ele começou a operar comercialmente em 1936, e realizava voos regulares entre a Alemanha e Estados Unidos. Mas a carreira de voos intercontinentais do Hindenburg  foi muito curta. No dia 6 de maio de 1937 ocorreu um desastre que entrou para a história mundial. Enquanto tentava ancorar em Lakehurst, Nova Jersey, o Hindenburg pegou fogo e foi rapidamente consumido pelas chamas. 


O incêndio resultou na morte de 36 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Embora as causas exatas do incêndio nunca tenham sido conclusivamente determinadas, a principal teoria sugere que uma descarga eletrostática pode ter provocado a ignição do hidrogênio. Outras teorias incluem sabotagem ou falha estrutural, mas nenhuma delas foi provada até hoje. O desastre teve um impacto profundo na politica pública sobre a segurança dos dirigíveis e resultou no fim desse tipo de transporte. Posteriormente, o desenvolvimento e o uso de dirigíveis ficou sujeito e limitado a apenas funções militares e de pesquisa.