Seta do Mouse

Você já reparou que a setinha do seu mouse (também tratada de cursor) é inclinada certo ? Se não reparou agora lendo isso aqui você está mexendo para ver se é mesmo....kkkkkk. Bom, se você reparou ou não, a quantidade de pessoas que se perguntaram o motivo dela ser inclinada e não reta é consideravelmente pequena. Talvez por isso a divulgação do motivo da inclinação não seja tão grande assim. 


Acontece que há um motivo bastante prático para que o cursor seja do jeito que é ...e ele é proveniente do tempo em que a computação ainda engatinhava. No começo os primeiros computadores e aparelhos eletrônicos contavam com gráficos ruins e resolução de imagem bastante baixa. Nessa época os cursores eram retos, apontados para a parte superior da sua tela. Muita gente hoje em dia acha que ele deveria ser assim. O problema é que, quando a máquina XEROX PARC foi construída, ficou constatado que a baixa qualidade de imagem acabava gerando um problema simples e ao mesmo tempo importante. Por conta das imagens pixeladas e pouco nítidas, ficava difícil se diferenciar o cursor do restante das informações que apareciam na tela. 



Ele parecia ser apenas mais um traço , como na imagem acima. O problema foi resolvido pelo criador da "setinha"  , Douglas Engelbart, na década de 1970. Engelbart realizou algumas pesquisas e constatou que o cursor inclinado 45 graus para a esquerda seria mais fácil de ser visto pelos usuários de computadores da época. E claro, seria ais fácil de ser  (por uma questão de contraste), assim como também seria mais fácil de ser produzido. E é claro que essa ideia foi adotada. No começo, somente a Xerox começou a trabalhar com a seta inclinada, mas aí outras grandes empresas adotaram essa “técnica”, como Microsoft e Apple. Com isso, o cursor como conhecemos atualmente se alastrou pelo mundo e foi muito bem aceito, de forma que ele é praticamente o mesmo há décadas.