Madeira ou Vidro ?

O USDA (Sigla em inglês do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) publicou no dia 1º de outubro uma matéria muito interessante e que pode representar uma nova tendência para fabricação de telas de celulares num futuro bem próximo. Segundo os pesquisadores das universidades de Maryland e do Colorado, as telas poderão ser feitas de madeira transparente.


A madeira utilizada é a balsa, um material leve que já usam na fabricação de maquetes e estruturas de aviõezinhos aeromodelos. O que fizeram ? os pesquisadores colocaram as peças da balsa em um banho oxidante em temperatura ambiente, o que deixou as peças quase transparentes. depois a madeira foi preenchida com um polímero sintético (álcool polivinílico - PVA) e ficou totalmente transparente, como um vidro.


Segundo o pesquisador Junyong Zhu que é um dos lideres do estudo, a madeira transparente tem tudo para ser um substituto altamente viável para o vidro, pois é  mais resistente e muito flexível, e o melhor, mais segura, pois em caso de impacto, ela estilhaça em vez de quebrar. Sem contar que sua produção é muito mais barata do que a do vidro comum. Além da aplicação nas telas de celulares, a alta resistência térmica da madeira a deixa 100% apta , por exemplo, a fabricação de janelas residenciais diminuindo consideravelmente o risco de quebra e acidentes.