Barulho "inventado"

Tudo que você não quer em um carro é ruido certo ? Barulho zero, nada de barulhinhos ou barulhões confere ? Mas e se eu disser prá você que a Rolls Royce lançou um carro que tá mais prá uma aula de ciência do que propriamente um carro ? Ele é o Rolls Royce Ghost . Mas porque ele é uma aula de ciência ? Eu explico : No Ghost o ruído externo e do motor foram tão bem isolados que os engenheiros tiveram que inventar um barulho para não incomodar os passageiros com o silêncio.

Rolls-Royce Ghost Series II  (Foto: Divulgação)

Um Rolls Royce tão silencioso que incomoda (Foto: Divulgação)

O motor dele é um V12 e foi isolado da cabine com duas camadas de anteparos no painel. Além disso a Rolls Royce usou mais de 100 kg de material que absorve o som no teto, portas, porta-malas e vidros. As janelas receberam duas camadas de vidros, as rodas tem espumas de isolamento acústico e até o cardã foi projetado para reduzir ruídos. O sistema de ar-condicionado foi analisado a cada milimetro para criar um tipo de casulo de som que fosse perfeito e ruido zero. Os dutos internos dele foram reformulados para evitar alguma ressonância quando ele atingisse 80 km ou mais.  Mas o que estava incomodando os projetistas do Ghost ? A total falta de ruido. O carro não tinha absolutamente nenhum barulho, nada, zero. A reclamação geral é de que os passageiros acabavam ficando desorientados justamente por falta de barulho. A alegação é que o menor ruído às vezes dá uma pequena noção de direção e sentido. Sem eles, os ocupantes podem ficar mais incomodados ainda. Mas o que fazer então já que a perfeição anti ruido foi atingida e não surtiu o efeito desejado ?  Os caras "fabricaram" um pequeno barulho "artificial" usando a geometria e mudando alguns materiais. O barulho "fabricado" é um rebatimento das ondas sonoras no porta-malas com a única e exclusiva finalidade de ecoar pelos bancos e portas da cabine. Pronto, problema resolvido, o antes bandido, agora virou mocinho.