Quem é o "cara" da nova nota de 200 ?

É uma honra tornar-se o símbolo da cédula mais valiosa no Brasil concorda ? Pois é, essa é a nova realidade do Lobo Guará. 

Lobo-guará

Ele estampará a nova nota de R$ 200. Mas por outro lado ele tem passado por uma fase de pouca valorização: Perdeu parte de sua população nas últimas décadas, tem sido alvo constante de produtores rurais e viu o seu território ser tomado pelo agronegócio. O Lobo Guará é o maior canídeo silvestre da América do Sul só que vive em risco constante. Ele é o principal símbolo do Cerrado. Há muitos anos ele consta na lista do Ministério do Meio Ambiente como uma espécie ameaçada de extinção, isso porque os produtores rurais o consideram um "inimigo".  As maiores causas de morte deles são tiros e depois vem os atropelamentos.


A população de lobos-guarás no Brasil reduziu cerca de um terço nas últimas duas décadas. A estimativa atual é de que haja mais ou menos 24 mil animais no Brasil. Em numeros pelo mundo isso representa 80%. Já foram vistos Lobos Guará na Argentina, Uruguai, Bolívia e no Peru.