Rastreando a vacina

Claro que todo mundo anda preocupado com esse Covid19 (Coronavírus), mas não é para tanto. Basta ver a quantidade de "desinformação" proposital da midia para chegarmos a essa conclusão. Mas eu dei um lida em um artigo do New York Times , que publicou um site para que a gente possa seguir o estado atual da vacina.  Segundo esse rastreador, há mais de 135 equipes competindo para produzir uma vacina segura e efetiva, mas claro que eles tem que passar por vários ensaios clínicos antes dos reguladores aprovarem para uso definitivo. De qualquer forma, aproveitei o artigo para explicar o porque na demora da criação de uma vacina, quando o mundo todo pede por uma para ontem. Há quatro tipos de vacinas em desenvolvimento atualmente segundo o artigo :

Use este rastreador para seguir o estado da vacina contra o coronavírus

Vacinas de DNA: vacinas que usam um ou mais genes do coronavírus para provocar uma resposta imunológica.

Vacinas de vetor viral: vacinas que usam um vírus para transferir genes do coronavírus às células e provocar uma resposta imunológica.

Vacinas protéicas: vacinas que usam uma proteína ou um fragmento de proteína do coronavírus para provocar uma resposta imunológica.

Vacinas de vírus completo: vacinas que usam uma forma debilitada ou desativada do coronavírus para provocar uma resposta imunológica.


Os ensaios dividem-se em cinco fases :

Estudo pré-clínico: os cientistas provam a vacina em animais como ratos ou macacos para ver se produz uma resposta imunológica. Neste momento, há mais de 125 vacinas ainda não testadas em humanos.

Fase I, ensaio de segurança: os cientistas administram a vacina a um pequeno número de pessoas para avaliar sua segurança em diferentes doses e confirmar que estimule o sistema imune. Neste momento, há oito vacinas em provas de segurança e dosagem.


Fase II, ensaio estendido: os cientistas testam a vacina em centenas de pessoas divididas em grupos, como crianças e idosos, para comprovar se age de forma diferente em cada grupo. Também testam de maneira mais ampla sua segurança e sua capacidade para estimular o sistema imunológico. Neste momento, há oito vacinas em provas estendidas de segurança.

Fase III, ensaio de efetividade: os cientistas administram a vacina a milhares de voluntários e dão placebo a um grupo de controle. Depois esperam a ver quantos se infectam em comparação com o grupo de controle. Esta fase pode determinar se a vacina protege contra o coronavírus. Neste momento, há duas vacinas em testes de efetividade a grande escala.


Aprovação: Os reguladores de cada país revisam os resultados dos ensaios e decidem se aprovam a vacina ou não. Neste momento, não há nenhuma vacina aprovada, mas se espera que chegue daqui a 2021.

É possível ver todas as farmacêuticas e instituições que têm vacinas em desenvolvimento no rastreador de vacinas do coronavírus do New York Times. Basta clicar aqui . Você terá que fazer login com sua conta de rede social para acompanhar o rastreador.