Caviar - Lima

Originário das florestas tropicais e subtropicais costeiras da Austrália, o Caviar-Lima (Citrus australasica) ou limão australiano, tornou-se um dos ingredientes mais exigentes dos restaurantes com estrelas Michelin pelo mundo. Não é que eles tenham um gosto radicalmente diferente de limas ou limões comuns; na verdade ele é descrito como uma combinação dos dois, mas a textura de sua polpa realmente faz toda a diferença.

Caviar-Lima, o raro e super caro caviar cítrico australiano

Ele é um pouco parecido com as cidras, mas seus gomos parecem com caviar. Eles podem inclusive ser usados para enfeitar pratos chiques. Na última década, a demanda por caviar-lima tornou-se tão grande que surgiram plantações em lugares como a França e na Califórnia. Mesmo assim é considerada rara e atualmente é vendida no mercado aberto por algo entre 200 e 300 dólares (R$ 1000 a 1500 reais) por quilo. O preço alto tem a ver com o baixo rendimento da produção porque as  árvores exigem muita atenção e muitos frutos produzidos não são viáveis ​​para consumo. Existem várias variedades e cada uma com sua própria cor e sabor, variando de muito ácidas a muito aromáticas e algumas com gosto de capim - limão.

Caviar-Lima, o raro e super caro caviar cítrico australiano

Devido à raridade e alto preço, é improvável que você encontre caviar-lima no supermercado aí perto da sua casa. Os maiores compradores da produção (leia-se únicos dispostos a pagar o preço) são os restaurantes que tem estrelas da Michelin. Isso acontece com os produtores da França e Califórnia, e é replicado pela maioria dos produtores ao redor do mundo.