Vagas abertas

Você sonha ser um astronauta desde criança ? Então parece que alguém deu uma "aproximada" nesse sonho. Olha aí a oportunidade : A National Aeronautics and Space Administration também conhecida por NASA está em busca de novos candidatos.

Astronauta americano Mike Fossum em trabalho de manutenção na Estação Espacial Internacional; profissionais passam por extenso treinamento para chegar lá — Foto: Getty Images

A NASA tem planos de levar a primeira mulher e outros homens  à Lua em uma missão prevista para 2024. Mais de 50 anos depois da chegada do homem no satélite natural da Terra. Eles vão abrir processo seletivo entre 2 e 31 de março, para descobrir novos talentos para missões espaciais. De 1960 prá cá eles selecionaram 350 pessoas para treiná-las como candidatas a astronautas. O corpo ativo de astronautas da agência conta com 48 astronautas, mas mesmo assim mais deles serão contratados porque a ambição em novos destinos espaciais é grande. Mas o que é preciso para ser um astronauta ? Bom, Como a NASA  é uma agência federal americana, a primeira exigência já vai frustrar muita gente: Sim, é preciso ter cidadania americana.



Se bem que o britânico Piers Sellers conseguiu a cidadania americana , realizou seu sonho e chegou a viajar em três missões espaciais, mas além disso precisa ter formação acadêmica científica, com mestrado ou doutorado em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas, ciências da computação e matemática. Será exigido também que tenham um desses doutorados agregados : Medicina ou Osteopatia (especialidade que estuda a interdependência das funções do corpo). mas só aparecer lá com o currículo e ser entrevistado não basta para ser astronauta, ainda precisa ter dois anos de experiência profissional relevante à área, ou pelo menos um mínimo de mil horas de voo como piloto principal de uma aeronave de grande porte. Como a NASA vai fazer a seleção ? Depois de completar a inscrição online e preencher todos os requisitos relacionados ali acima, os candidatos pré-selecionados terão de passar por um exame físico. Se tudo correr bem, serão necessários mais dois anos de treinamento e avaliação , e nesse período os candidatos passam por capacitação em áreas como sobrevivência militar em ambientes aquáticos, robótica e noções do idioma russo porque as viagens à Estação Espacial Internacional são feitas por aeronaves Soyuz, e todas as Soyuz tem os controles e programas de computador em Russo. Você preenche todos os requisitos ? Então tá esperando o que ?