Profissões do futuro




O Instituto Cognizant realizou um estudo que aponta 21 novas profissões na área de marketing que provavelmente serão oferecidas no mercado de trabalho nos próximos anos. A pesquisa buscou identificar e analisar as principais tendências do mercado de trabalho e o impacto da tecnologia no futuro das profissões. Para o pessoal da Cognizant no Brasil, a área de marketing se torna cada vez mais complexa, por isso o profissional de marketing precisa ser ágil e capaz de se adaptar a dinâmicas de consumo , o que atualmente pode mudar num piscar de olhos. A lista das "possíveis" profissões que podem aparecer são :

Auditor de Viés Algorítmico

Será responsável por monitorar cada elemento utilizado em chatbots, desde desenvolvimento de produtos, análise de vendas, recrutamento e revisão de contratos para garantir que todos os algoritmos sejam usados de forma legal e alinhados com os valores da empresa. 

Etnógrafo de Dados

O etnógrafo de dados vai analisar números, e os utilizar para contar uma história sobre como os consumidores interagem com sua marca. 

Planejador de Missão e Valores

Vai ajudar clientes a definir e articular suas contribuições para a sociedade e seus propósitos para consumidores e funcionários. 

Neurotestador A/B

O testador A/B deverá elaborar relatórios sobre a atividade cerebral de consumidores quando eles entram em contato com a marca durante campanhas físicas. 

Engenheiro de Lealdade

Os engenheiros de lealdade escutam e identificam as necessidades de clientes e utilizam esses insights para criar tutoriais on-line, eventos, oportunidades exclusivas e adaptações aos programas de fidelidade tradicionais. 

Gerente de Humor e Empatia

Esse profissional deve analisar toda a situação de interação do cliente com a marca, qualificar as emoções envolvidas e propor estratégias para atingir a experiência ideal.

Designer de Feedback e Avaliações

O designer de feedback pessoal vai criar, testar e ajustar os mecanismos de IA que captam os feedbacks do cliente, e os converter em melhorias na jornada de consumo.

Analista de Marketing Entre Marcas

 Esse profissional será responsável por catalisar as relações entre empresas e marcas em expansão.

Analista de Sexto Sentido

O analista de sexto sentido deve conhecer e ter acesso a uma vasta rede de influenciadores dos mercados de seus clientes, de modo que garanta a credibilidade dessa próxima tendência.

Designer de Personalidade de Máquinas

Dará voz e personalidade a produtos e serviços digitais por meio da conciliação das necessidades de seus clientes com a experiência ideal.

Assistente de Simulação
O assistente de simulação será responsável por coletar e apresentar previsões para modelar futuros cenários de uso para os serviços e produtos oferecidos.

Especialista em Bem-Estar

Os especialistas em bem-estar complementam produtos e serviços com expertise sobre como fazer escolhas mais saudáveis ao criar momentos personalizados na hora certa da jornada do consumidor. 

Planejador de Assinaturas

 Sua principal função será analisar todas as situações em que o cliente tem contato com a marca, qualificar suas emoções e propor uma estratégia que permita atender às necessidades observadas.

Planejador Tátil

O planejador tátil deverá encontrar texturas, materiais e vibrações que estimulem o tato e se conectem ao público. Esse profissional será responsável por repassar para os times de criação e engenharia informações com os resultados esperados e as ações subsequentes para criar uma experiência tátil.

Especialista em Biomarketing

O especialista em biomarketing terá que encontrar oportunidades para aproximar os consumidores das marcas.

Gerente de Ética para Pessoas e Robôs

 Como gerente de ética para pessoas e robôs, o gerente deverá analisar os dados de cada departamento para entender o que colaboradores e máquinas pensam dos valores da companhia e como isso é posto em prática.

Especialista em Marketing de Microinterações

 O especialista em marketing de microinterações deverá mapear todas as regras e todos os feedbacks para encontrar oportunidades que possam influenciar uma decisão ou percepção.

Diretor de Robôs Criativos

O diretor de bots criativos precisa garantir que eles criem experiências atraentes e autênticas, que possam se conectar aos clientes em um nível emocional.

Arquiteto de Marketing Virtual

O candidato ideal deve ter experiência em publicidade, design de interiores, arquitetura ou produção de eventos, além de conhecer as principais tendências de AR e VR.

Gerente de Persuasão

 O cargo de gerente de persuasão requer uma pessoa de extenso conhecimento em marketing, capaz de construir recomendações automatizadas do zero e persuadir os buscadores a considerar seus produtos e serviços em lugar dos concorrentes.

Especialista em Storytelling

 Esse profissional usará a lógica humana no fluxo de comunicações geradas por máquinas para ajustar e alterar as mensagens com o objetivo de manter a autenticidade e consistência da marca.