O escuro vira energia

Pesquisadores desenvolveram um dispositivo para geração de energia que funciona contrária aos painéis solares. Em vez de produzir eletricidade por meio de calor e luz do sol ele gera energia a partir da escuridão da noite. E segundo os inventores ele tem potencial para superar as limitações dos painéis solares tradicionais. Os cientistas são da Universidade de Stanford, Los Angeles e Universidade da Califórnia. A base desse dispositivo funciona a partir de diferenças de temperatura registradas em duas faces de uma cerâmica que tem propriedades condutivas. Como funciona ? O lado que fica voltado para baixo é aquecido pelo ar que circula perto da superfície onde o aparelho é instalado. Nos testes ele foi colocado no topo de um edifício e o lado de cima que fica voltado para o céu noturno é resfriado naturalmente. 


A perda de calor é liberada no espaço e cria uma diferença de temperatura entre a parte superior e a inferior do material cerâmico que chega a  2 °C. Isso faz com que os elétrons se movam de uma face a outra do dispositivo, produzindo uma pequena corrente elétrica. 


Os cientistas conseguiram gerar uma quantidade de energia de 25 miliwatts por metro quadrado e fizeram funcionar um díodo que é capaz de emitir luz. É muito pouco. É, muito pouco mesmo, mas com o passar do tempo eles acreditam melhorar a tecnologia e entre as aplicações previstas para o dispositivo , uma delas será que ele possa ser usado para carregar sensores de movimento e o funcionamento de lâmpadas em regiões remotas.