Um sapato que evita um furto (Ou quase)

Roubar copos de cerveja personalizados virou moda e tá cada vez mais popular na Bélgica. Mas tá tão na moda que nos últimos anos os proprietários dos bares começaram a implantar diversas medidas de segurança prá evitar a perda dos copos. Por exemplo, um bar na cidade de Ghent começou a pedir aos visitantes que entreguem um de seus sapatos como garantia. Tudo porque o bar é um dos que tem o mais alto indice de furtos de copos. Philip Maes, dono do bar disse que perde mais de 4.000 copos de cerveja por ano, o que acaba ficando muito caro porque os copos são personalizados.

Bar belga confisca sapatos de clientes como garantia para evitar o furto dos copos de cerveja

O que acontece ? Muitos desses copos são tipo obras de arte personalizadas sempre com a logo e algum detalhe do bar, o que acaba virando uma lembrança para os turistas.Só que alguns custam até 50 euros (uns 210 reais mais ou menos), então basta fazer a conta e ver que ter milhares deles roubados em um ano resulta em um prejuizo financeiro significativo. Mas o próprio dono do bar diz que mesmo com o método do sapato na entrada as pessoas "sempre encontrarão uma saída para levar a lembrança". Ainda não é um método 100% eficiente até porque alguns clientes preferem sair descalços desde que estejam com um copo na mão. 

Bar belga confisca sapatos de clientes como garantia para evitar o furto dos copos de cerveja

Ainda que os clientes tentem entrar descalços em seu bar, mesmo assim o dono aceita qualquer tipo de calçado como garantia, sabendo que muitos deles são bem mais baratos que o copo. Mas precisamos ser justos sem "justificar" o furto.....copos de cerveja belgas são especialmente diferentes e alguns vem até com suportes de madeira, o que os torna ainda mais uma lembrança muito top. Como eu disse, isso não justifica o furto, até pq eles existem aos montes nas lojas de souvenirs....mas nas lojas você tem que pagar né ?