Muralha da China

Ela é famosa, é milenar, já teve um filme campeão de bilheteria sobre ela esses dias e etc...etc...mas você sabe como a construção dela foi feita e ela mantida de pé já que naquela época ainda não tinham inventado o cimento ? Não né ? Pois bem, então prá começar já vou logo avisando...A Grande Muralha da China na realidade não é uma grande muralha, ela é uma malha de muros e diferentes estruturas defensivas que foram sendo construídas ao longo do tempo, sob o comando de diferentes dinastias e de forma bem irregular por sinal. A finalidade dessa obra de engenharia e arquitetura militar que tem uma média de 7 metros de altura e 5 de largura, e um comprimento, se somarmos as suas ramificações e construções secundárias, que passam os 20.000 quilômetros. O que a gente nota quando vista de perto é que ela não servia só para não deixar entrar, mas também para não deixar sair.


Arroz glutinoso, o segredo da resistência da Grande Muralha Chinesa

Atualmente só se conserva 30% de toda estrutura que tem a unica finalidade de servir ao turismo e mostrar a história das dinastias. Um dia, lá atrás, a milhares de anos passados a muralha se estendeu desde a fronteira com a Coreia, nas margens do rio Yalu, até o deserto de Gobi, servindo para proteção dos constantes ataques dos povos nômades do norte e também marcava o limite das terras cultiváveis em que, claro, o Estado chinês podia impor impostos e administração, mas vamos ao que interessa, já que eu fiz uma pergunta lá no começo do post sobre como ela foi edificada já que não havia cimento na época. Pois bem, as fortificações eram erguidas usando terra compactada como matéria prima, e a partir da muralha começaram a usar uma combinação de pedras na base, muros de tijolos e uma espécie de argamassa preparada com uma variedade de arroz cultivado principalmente no sul e sudeste da Ásia, conhecido como glutinoso e que se torna super pegajoso depois de cozido.


Arroz glutinoso, o segredo da resistência da Grande Muralha Chinesa

Um estudo feito em 2016 sobre os métodos utilizados na construção demonstrou que o segredo da argamassa chinesa da época era o arroz. Eles cozinhavam o arroz glutinoso misturando com calcário calcinado bastante abundante na região e que é aquecido a uma temperatura super elevada até dar a liga do tipo que temos hoje nas argamassas industriais. Mas na china e em outros países asiáticos o arroz glutinoso não é usado só para esse fim de servir como argamassa (o que começou a 1.500 anos atrás) e sim para a culinária também. 

Arroz glutinoso, o segredo da resistência da Grande Muralha Chinesa

O glutinoso é o mesmo tipo de arroz, e com a mesma textura, do que é usado em pratos chineses como o zongzi, em que se envolve a massa do arroz em folhas de bambu em forma de pacote, ou senão o nian gao, um tipo especial de torta para as celebrações do Ano Novo.....