WhatsApp hackeado

Ninguém que usa o mensageiro gostaria de ler ou ouvir essa frase : "O WhatsApp foi hackeado" . E muito menos que "Hackers instalaram software de vigilância remotamente". Pois bem, é isso que acaba de acontecer.  O WhatsApp informou que hackers conseguiram instalar um software com sistema de vigilância remoto em telefones celulares e outros dispositivos usando uma vulnerabilidade no programa de mensagens instantâneas.


Autenticação de dois fatores é uma importante dica de segurança (Foto: Getty Images)


Mas eles garantem que apenas um pequeno número de contas foi atacada. Talvez essa explicação não faça você se sentir mais tranquilo, mas existem algumas dicas para manter suas conversas protegidas. Atualizar o app é só o primeiro passo. Isso porque depois de comunicar o ataque, o WhatsApp sugeriu que seus 1,5 bilhões de usuários atualizem o sistema. A nova versão já conta com correções para ajudar a proteger os celulares. Segundo passo, também bem importante é a autenticação de dois fatores. Ela é uma boa maneira de manter seus dados a salvo. É uma camada extra de segurança, que garante que as pessoas que estão tentando ter acesso a uma conta online são quem elas realmente afirmam ser. Essa autenticação está disponível no WhatsApp e em diversos outros apps também. 
Como funciona? Primeiro, é preciso digitar seu nome de usuário. Depois, em vez de ganhar acesso imediato à conta, é preciso fornecer uma segunda autenticação: a digital, um comando de voz, uma senha ou um código enviado para o seu celular.