Brave ou Chrome ?




Há 15 dias li um artigo sobre esse novo navegador chamado BRAVE. Me inspirou confiança, baixei a demo e to usando. Fiz uma comparação  a grosso modo pq não sou nenhum TI especializado em análise de dados, mas confesso que o Brave me agradou, e muito hein ?  A comparação que eu consegui fazer é de velocidade, privacidade e segurança. Vamos lá :    

                                                                   
Diferente do Chrome, o Brave bloqueia anúncios e rastreadores que usam por padrão os Adwares....aqueles parentes próximos dos virus que só porque você resolveu ver o preço de um jogo de cordas prá sua guitarra, contaminam seu navegador de tal maneira que você vai passar meses recebendo anuncios não só de cordas, mas de guitarras, palhetas, botões e tudo mais relacionado a ela. Prá esses casos eu costumava usar o ADWCleaner. Com certeza bloqueando isso o carregamento de sites no Brave é muito mais rápido que o Chrome.    
                                             

O Brave bloqueia anúncios por padrão , o Chrome sempre exige uma extensão de terceiros, como o AdBlock por exemplo. No Brave acontece o bloqueio do acompanhamento de terceiros por padrão, e já no Chrome, os grandes anunciantes, como Google e Facebook usam cookies de terceiros para rastrear sua navegação em quase todos os sites, e claro, oferecer produtos e serviços. Quando bloqueia os biscoitos (cookies na linguagem de computação) ele limita a quantidade de dados que o Facebook, o Google e outras redes de anúncios podem coletar sobre sua navegação. O Brave armazena todos os seus dados de navegação no seu computador, o que significa que você pode excluí-los a qualquer momento e não ter a preocupação deles ficarem expostos ou vulneráveis a ataques na nuvem.


Pelo que eu percebi também o Brave criptografa automaticamente a conexão do seu site quando dá, e no Chrome isso só acontece se você usar a extensão https antes do www. A vantagem é que o Brave não consegue "lêr " e não reconhece nada do Brave, mas o Brave suporta todas as extensões do Chrome, incluindo gerenciadores de senhas. Eu uso o LastPass.a cada 60 dias.


Mas nem tudo é felicidade. Notei que de vez em quando ( de vez em quando eu disse ), o Brave bloqueia parte de um site que você quer carregar. Quando isso acontece, é só você ir no icone do Leão e alternar o escudo para baixo . Nesses 15 dias fiz uma atualização só dele, e depois dela não pediu mais para inverter os Shields. Agora a parte mais interessante, A velocidade : A do Brave sozinha é suficiente para fazer a mudança valer a pena, e os benefícios são gigantescos. Rápido, seguro e moderno. Ele me conquistou, e pelo que eu li dele em outros fóruns, já passou de 1 para 4,6 milhões de usuários só em 2018. Resumindo : O Brave é quase exatamente como o Chrome, só que mais rápido e seguro. Palmas prá ele. gostou do que eu falei e quer experimentar ? Aqui ó.