Espião do bem

Uma empresa brasileira que desenvolve aplicativos criou um que vai "dedurar" os segredos que seu carro esconde. Muita gente não sabe, mas os carros de hoje em dia são uns verdadeiros computadores sobre rodas. Alguns usam um monte de módulos eletrônicos que são capazes de identificar problemas variados e informações sobre o veículo. Alguns especialistas estimam que um carro moderno já esteja gerando cerca de 25 GB de dados por hora. Mas os programadores chegaram a conclusão que só uma parte bem pequena deles chega ao conhecimento do condutor. Não são dados específicos, mas sim os dados gerais transmitidos pelo computador de bordo. por exemplo : O consumo, advertências de porta aberta, pressão dos pneus, faróis acesos e etc........coisas simples que nem são tão importantes assim se comparadas a outros problemas que o carro pode apresentar.


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Mas os dados detalhados podem ser acessados por meio da Porta OBD ( aquela que as oficinas usam nos scanners para diagnosticar falhas no motor e no sistema elétrico) Geralmente essa porta fica na parte de baixo do painel, e é padrão em todos os veículos vendidos no Brasil desde 2010. A tendência é captar as informações fornecidas por essa porta e permitir que o dono do carro consulte e até gerencie por meio do celular. O VAI (Vehicle Artificial Intelligence) é um aplicativo criado por uma empresa pernambucana chamada Wings, com capital 100% nacional e que também fabrica acessórios de conectividade para automóveis. Mas o que ele vai fazer ? Bom, ao invés de transferir os dados coletados via Bluetooth, (isso demandaria que o smartphone estivesse sempre com a rede sem fio ativada para funcionar) , ele os envia através de um servidor via conexão 2G - Tipo as máquinas de cartão por exemplo. Além dos serviços comuns o VAI vai disponibilizar localização do carro, informações sobre consumo (histórico, gasto em tempo real e estimativa) alerta de potenciais falhas no motor, avisos de necessidade de manutenção preventiva, relatório do estado da bateria e diagnóstico de problemas na parte eletrônica. É aguardar ele entrar no mercado prá ver como será na prática. Ah, é possível ainda montar um perfil mais econômico na condução por um utilitário chamado "acelerômetro", que identifica os momentos de retomada e frenagem e aponta como melhorar o consumo de combustível. O custo de tudo isso ficou assim : São R$ 449 por uma assinatura de um ano; R$ 549 por dois anos; R$ 649 por três anos. Valores podem ser parcelados em 12 vezes e incluem tanto o dispositivo a ser conectado quanto os custos de transferência dos dados, que serão feitos por meio de convênio com uma operadora de telefonia celular. Passado o prazo da assinatura, os clientes podem seguir usando o serviço pagando uma mensalidade de R$ 9,90.