Modernidade

Não é uma cidade qualquer que vai ter o que o Rio de Janeiro tem. E eu não to falando das belezas e das atrações turísticas e culturais . Tô falando do " Onde tem Tiroteio ", conhecido pelos moradores da cidade maravilhosa como OTT. O que motivou a criação do aplicativo foram os números só desse ano até agora : 2.800 tiroteios registrados desde janeiro, ou seja, uma média de 15 por dia. O aplicativo pra ajudar à população foi criado por um grupo de cidadãos voluntários que usaram primeiro as redes sociais . O  OTT alerta em tempo real os lugares onde estão ocorrendo tiroteios, assaltos e arrastões.


Aplicativo Onde Tem Tiroteio, conhecido como OTT, alerta em tempo real os lugares onde estão ocorrendo confrontos, assaltos e arrastões (Foto: Reprodução)


A ideia surgiu em dezembro de 2015 quando um dos criadores viu uma reportagem sobre uma vítima de bala perdida em uma comunidade. No início eles pediam aos amigos de sua rede do Facebook que compartilhassem os alertas mas como ficou sobrecarregado, pediu ajuda e criaram o OTT, com um padrão mais rápido e seguro para as informações. A partir daí os alertas incluiram outras redes sociais como Twitter, Instagram e Telegram e hoje conta já com 3 milhões de usuários, que é quase a metade da população da cidade. Além do aplicativo eles tem também grupos próprios de Whatsapp com mais de 11 mil pessoas. Para evitar falsos alarmes, o grupo tem normas rígidas e usa até uma rede de " informantes " que são de extrema confiança. No Rio o aplicativo já se transformou em um serviço público, "um serviço dos cidadãos para os cidadãos", segundo a população. E funciona muito melhor do que as políticas de segurança pública criada pelos " nobres (?) políticos" .