Fantasminha

A tendência dos motoristas brasileiros é a de utilizar novas tecnologias que facilitem sua vida no trânsito. Isso aí a grande demanda pelo uso do GPS já provou. Só que o GPS é um sistema caro em relação aos sistemas que podem ser usados nos smartphones. Hoje, os chamados navegadores portáteis saíram de moda. As centrais multimídias nos veículos passaram a incluir.o GPS, porém voltamos a falar do preço que auemnta em muito, o valor final. Aí mais uma vez os celulares deram sua contribuição.  Os mapas digitais recebem atualizações frequentes e sem custos. Google Maps, Navtec e TomTom abriram o caminho. Eles permitiram ao motorista chegar a lugares onde nunca havia passado e muito menos imaginado passar antes. Só que apesar de abrir caminho, era insuficiente. É aí que entra uma startup - leia-se empresa iniciante - israelense, batizada de Waze, deu o terceiro e decisivo passo para revolucionar o modo mais rápido e prático de chegar de um ponto a outro.




Graças à rede de dados móveis das operadoras e à colaboração dos usuários que passam a relatar problemas no trânsito, acidentes, alagamentos e até a  agregar informações automáticamente sobre o percurso só pelo simples fato de abrir o aplicativo no celular. Claro que com um " estouro" desses na net , a empresa já foi logo comprada pelo Google , mas as duas redes continuam independentes e só compartilham dados de acidentes pelos percursos, o resto é cada um por sí. 






Os concorrentes TomTom e Here reagiram a essa compra através de convênios com redes controladoras de tráfego pelo mundo e mais algumas outras somente de informações formais, mas foi pouco, o aplicativo do fantasminha cresceu assustadoramente e hoje é ele quem manda no pedaço. Só em São Paulo ele tem 3,5 milhões de usuários, o que faz da capital paulista a cidade mais conectada ao aplicativo no mundo. E tem mais lá em sampa : Se o motorista informa o final da placa, recebe caminho alternativo para evitar a zona de rodízio. O comprometimento dos motoristas é tanto que as informações deles chegam a apontar mais de dois mil buracos por dia. Seria uma ótima idéia para a prefeitura caso ela quisesse amenizar o problema. Será que alguém já avisou o Dória ?