Audiência da Tv

Você sabe como é medida a audiência da Tv ? Bom, o princípio é igual ao de qualquer outro tipo de pesquisa: Os institutos de medição registram as preferências de uma quantidade bem pequena de pessoas. Mas pequena mesmo, tanto que é chamada de amostragem. Por exemplo, no Brasil, 87% das casas têm televisão. Isso dá mais ou menos 39 milhões de domicílios com telespectadores.




Mas e prá saber o que esse pessoal assiste ? Por exemplo : O Ibope verifica a audiência em 3.019 casas – ou 0,008% do total. A medição pode ser feita de três maneiras:

1 – Por uma folha que os moradores preenchem e o instituto recolhe;

2 – Por aparelhos eletrônicos que mandam uma vez por dia a relação de todos os programas assistidos na casa;

3 – Por um controle em tempo real, que indica a cada minuto as variações de audiência, transmitindo instantaneamente os resultados às emissoras. Esse sistema é a forma mais moderna de medição, mas só é feita na Grande São Paulo. O número de casas com essa tecnologia é ridículo : Ao todo são só 750 casas, ou 0,002% do total brasileiro. Mas então como a medição pode dar certo dentro de uma margem de erro aceitável ? O segredo é selecionar com bastante critério os domicílios pesquisados, escolhendo a amostra por parâmetros socioeconômicos que realmente reflitam a composição da sociedade brasileira.