5 " mãozinhas " para a tecnologia



A tecnologia de amanhã parece ser ditada atualmente por um cara chamado Elon Musk, tratado como o Midas da inteligência artificial. Mas contribuição para a tecnologia como a que Steve Jobs deu na sua época vai ser muito difícil de acontecer de novo. Jobs tirou sua empresa de garagem para um status de gigante da tecnologia graças a uma visão extraordinária do mercado, ousadia e criatividade. A marca da maçã tem capital de US$ 600 bilhões e está à frente até do Google. Olha aí os avanços na época que revolucionaram a tecnologia :



Apple II


Ele foi desenvolvido em 1977, mas não foi o primeiro computador pessoal. Mas a versão era bem mais resolvida do que as concorrentes. Tinha opções de personalização e um visual que definiu o padrão dos PCs que vieram depois.


Macintosh



Nasceu em 1984 e acabou com os padrões normais dos computadores. Ele iniciou a interface gráfica bem antes que o Windows. Graças a ele que mouses, janelas e ícones começaram a se tornar linguagens do dia a dia.


iTunes e iPod


Quando a indústria fonográfica começou a quebrar a Apple começou a faturar com música digital. Fez parcerias com grandes gravadoras, lançou o software iTunes que nada mais é que uma loja digital que permite comprar músicas avulsas ou álbuns inteiros a um preço que ninguém imaginaria. Além disso lançou um gadget de reprodução de música que o mundo ficaria conhecendo pelo nome de iPod, que aliás, se tornou um fenômeno de vendas por dois motivos: As músicas baixadas pelo iTunes só eram reproduzidas neles e o aparelhinho tinha uma memória gigantesca para os padrões da época : 5 GB, ou seja, dá pra armazenar a discografia de uma banda.

iPad


Em 2010, a Apple mostrou ao mundo o seu tablet, que é um aparelho intermediário entre o iPhone e o MacBook . Com ele escolas trocaram os livros pela leitura digital, jornais criaram versões só prá ele, desenvolvedores criaram aplicativos de jogos e por aí em diante. 


iPhone


Com o iPhone, a Apple transformou celulares em minicomputadores pessoais , mais fáceis de serem usados e muito mais úteis do que só fazerem ligações. O iPhone obrigou os concorrentes a adotarem o modelo como padrão e o curioso é que ele conseguiu juntar e popularizar funcionalidades como o teclado touch e uma loja específica para compra e download de aplicativos e funcionalidades, a Apple Store. 






" Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção ".

                                                                                                                               Steve Jobs