Roboburguer

Muita gente tá sem emprego por causa da tecnologia. Vários setores do mercado já adotaram robôs e máquinas no lugar dos funcionários. Aparentemente o próximo setor que será afetado será a dos funcionários de Fast Food. Tudo porque um restaurante em San Francisco, na Califórnia vai usar um robô autônomo capaz de preparar um hambúrguer do inicio ao fim. O restaurante ainda não tem nome, mas recentemente abriu uma vaga de emprego porque eles vão precisar de pelo menos um ser humano para gerenciar o negócio e supervisionar todo o processo. Na verdade, a lanchonete será administrada pela Momentum Machines, inventora da máquina. Até agora, a única imagem de um hambúrguer feito pela máquina é essa :




Não revelaram muitos detalhes do robô. Mas eles dizem que ele é “completamente autônomo, o que significa que ele consegue fatiar ingredientes, grelhar a carne e colocar o hambúrguer em um recipiente, sem a ajuda de humanos”. O restaurante ainda disse que o robô vai preparar os hambúrgueres conforme a demanda, servirá os sanduíches em pão tostado e contará com uma série de variações de produtos frescos, molhos e temperos. A máquina/robô também permite que cada parte do hambúrguer seja personalizada : Controlar o tempo de grelha, condimentos e até a espessura das fatias. 




A empresa disse que uma rede de Fast Food que trabalhar com a máquina pode ter um economia de até  US$ 90 mil por ano em treinamentos, salários e despesas gerais, e que ela consegue fazer até 400 hambúrgueres por hora. Mas eles fazem questão de bater na tecla do “Criamos uma máquina para ajudar os humanos e não fazê-los perder o emprego”.  Eles só não dizem que a máquina robô foi criada não para deixar os funcionários mais eficientes e sim para para tirá-los completamente do processo.