780 mapas em um só lugar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , também conhecido por IBGE,  lançou em seu site na internet o Atlas Nacional Digital do Brasil 2016.




Esse Atlas marca a inauguração da política do IBGE de divulgação anual do Atlas Nacional Digital do Brasil. A base de dados dele é o Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado em 2010, e que inclui 780 mapas. O Atlas lançado agora é estruturado em torno de quatro grandes questões: 

- O Brasil no mundo,
- Território e meio ambiente,
- Sociedade e economia e
- Redes geográficas. 

Além do recurso ao texto escrito, o atlas utiliza mapas, tabelas e gráficos, o que permite um cruzamento de dados estatísticos e feições geográficas bem abrangentes. O usuário pode ter acesso a todas as páginas da publicação, podendo fazer download e consultar os seus dados geográficos, estatísticos e seus metadados que são informações básicas sobre o conteúdo pesquisado. O atlas também possibilita analisar os 780 mapas interativamente, com navegação e incluindo a possibilidade de alterar a escala de visualização, ver e exportar tabelas e arquivos gráficos, personalizar o mapa superpondo temas de várias fontes, gerar imagens, salvar o ambiente de estudo para posterior análise e abrir um ambiente personalizado de estudo. Além da base do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, a edição 2016 traz ainda 170 mapas com informações demográficas, econômicas e sociais atualizadas e um caderno temático sobre a população indígena no Brasil.