Dicas para você melhorar seu e-mail



Todo meio de comunicação tem seus prós e contras. Com o e-mail não é diferente. Os e-mails não tem como ser um meio que te dê uma resposta imediata, e isso pode ser ruim caso você esteja esperando uma. Tem também o lado das mensagens mal escritas. Elas correm o risco de serem mal interpretadas. Pra tentar dar uma amenizada nesses tipos de riscos eu tenho algumas dicas :


1. Confirme o recebimento

Em muitos casos, a resposta de que o e-mail de alguém chegou até você funciona como um “calmante natural” . 

2. Revise seu e-mail. 

De verdade, REVISE. Antes de enviar, dê uma boa lida no seu e-mail. E prá garantir que a revisão sairá boa comprometa-se sempre a mudar pelo menos uma palavra do seu texto inicial. Isso faz com que a atenção na revisão seja sempre redobrada. 


3. Simplifique sua assinatura

Preste atenção : Aquelas assinaturas de e-mail que são arquivos JPG e que além disso ainda falam da importância de não derrubar árvores? Então, isso tudo se resume a uma poluição visual e mais nada. E pode irritar algumas pessoas. Tenha sempre uma assinatura limpa, e que tenha apenas seu nome, e de preferência em formato de assinatura e não simplesmente escrito normalmente. Veja no caso da minha assinatura :  



Gostou da minha assinatura ?

Nesse site aqui você pode fazer a sua.



4. Não enrole muito

Um parágrafo a menos não faz mal a ninguém. Não enrole muito. Seja objetivo. Frases com muitos rodeios podem confundir e até irritar o destinatário. 


5. Seja didático

As pessoas precisam entender de forma clara o que você quer dizer. Não use rodeios, gírias, termos regionais, e etc...Eles podem ser interpretados como uma “enrolação”. Seja claro e didático.