A Estação espacial está ajudando a Terra

Quando partiu da terra no dia 02 de novembro de 2000, a primeira expedição rumo a Estação Espacial Internacional - ISS - chegou com 3 astronautas, um americano e dois russos. De lá prá cá 220 homens e mulheres de 17 países, inclusive daqui do Brasil já visitaram a estação. Para isso aconteceram 45 expedições , 115 voos espaciais em cinco tipos diferentes de naves e foguetes. Atualmente a ISS tem 110 metros de comprimento e pesa 420 toneladas.




Nesses 15 anos mais de 1.200 experimentos científicos foram feitos e publicados com base em mais de 1.760 estudos, e tudo feito por pesquisadores de 83 países dentro do laboratório da estação. Muitos deles ajudaram a melhorar a vida na Terra. Veja alguns :


Desenvolvimento de vacinas - utilizaram a ausência da gravidade e claro, a ausência de peso para procurar agentes terapêuticos ou vacinas contra a bactéria salmonela.

NeuroArm - Um tipo de braço mecânico criado para a estação e que possibilitou fazer uma cirurgia direto do interior de uma máquina de ressonância magnética. O braço foi utilizado em experiências clínicas com 35 pacientes até hoje.

Outro robô adaptado do espaço para a Terra é o Image-Guided (IGAR). Ele também funciona dentro de um aparelho de ressonância magnética e ajuda a identificar com precisão o tamanho e a localização de um tumor.

Purificação de água -  A Nasa desenvolveu um sistema que reutiliza todos os líquidos produzidos na Estação Espacial, e transforma em água potável. Incluindo até os que vem da urina e do suor.

Monitoramento de desastres naturais - O Sistema de Visualização e Pesquisa Ambiental da ISS (ISERV) captura imagens da Terra , faz fotografias do planeta e disponibiliza imagens para os países afetados por desastres naturais.

Tratamento para osteoporose - Nas primeiras expedições a Nasa notou que os astronautas estavam perdendo cerca de 1,5% de sua massa óssea por mês. Foi a partir daí que eles decidiram estudar os mecanismos que controlam os ossos e os músculos humanos.Dessa descoberta nasceu o Prolia, um remédio que trata pessoas com a doença.