Os mitos da bateria

Praticamente todo mundo tem celular hoje em dia. E todo dono de celular já ouviu alguma recomendação tipo : "não deixe seu aparelho carregando a noite inteira", "não use seu telefone enquanto ele estiver carregando" ou senão a mais clássica de todas : "só carregue o celular quando acabar a bateria". Então.....mas o que é verdade e o que é mito nisso tudo ?? 




De uns tempos prá cá as baterias de celular mudaram muito, evoluíram prá caramba, e aquelas velhas dicas já não são tãããoooo boas assim. A maioria das baterias dos smartphones são de íon de lítio - Os da Samsung e os iPhones por exemplo usam desse tipo faz tempo - e tem uma vida mais longa. Com os da Samsung tudo bem, mas iPhone ?? Eu tenho um iPhone 5 e garanto que a coisa não é bem assim não, mas vamos lá. Já que as velhas dicas estão ultrapassadas, no que a gente pode acreditar ?
A BBC Mundo, um serviço em espanhol da BBC de Londres, fez uma pesquisa bem profunda e muito legal, e desmascarou algumas lendas das baterias :

1) É melhor esperar a bateria acabar para recarregar o celular ?

Não. Carregar o celular frequentemente não prejudica as baterias. Há quase um consenso entre especialistas em tecnologia que a carga ideal para uma bateria de íon de lítio varia entre 20% a 80% de sua capacidade. Segundo eles, mantê-la dentro desses parâmetros é ideal para aumentar a vida da bateria.Em outras palavras: não é recomendável manter seu celular 100% carregado ou deixá-lo chegar a zero. Os especialistas também sugerem desligar ou reiniciar o aparelho pelo menos uma vez por semana para maximizar o potencial da bateria.

2) É errado deixar o telefone recarregando durante a noite toda ?

Falso. Os smartphones de hoje são inteligentes para saber quando a bateria é recarregada por completo e para de carregar, enquanto o aparelho ainda estiver conectado à tomada.

3) Carregadores "não oficiais" são ruins e podem danificar a bateria?

Sim. Os carregadores originais, da marca do celular, são os melhores para recarregar o telefone. Mas eles são muito mais caros que os paralelos e aí a tentação fala mais alto. O problema, na verdade, está nos carregadores "piratas", de fornecedores desconhecidos, que não foram projetados especificamente para aquele aparelho e acabam danificando tudo, e não só a bateria. A dica é : Sempre suspeite de carregadores que não são legítimos e extremamente baratos.

4) É errado usar o telefone enquanto ele estiver recarregando ?

Não. Em geral, não há nenhum problema em usar o telefone enquanto ele estiver recarregando.

5) O telefone carrega mais rápido no modo avião?

Sim, mas a diferença é pequena. Se você colocar um celular para carregar no modo avião o processo será só um pouco mais rápido do que o normal. Isso porque o modo avião desativa as opções de acesso à rede 3G e ao Wi-Fi, e assim o telefone utiliza menos bateria durante o carregamento. Só que você já sabe né ? Enquanto o aparelho estiver no modo avião, não pode receber ligações ou acessar a internet. A BBC Mundo colocou o mito à prova e comprovou : Carregar 10% do celular com o modo avião ativado é 1 minuto mais rápido do que pelo método tradicional. Só.

6) Recarregar o celular no computador é mais demorado?

Sim. A velocidade com que um celular é carregado depende da potência elétrica dos acessórios usados nesse processo, mas nunca a eletricidade que passa pela alimentação de um computador poderá ser comparada a que vem direto da tomada. A potência elétrica define a velocidade que a energia é transferida. Dessa forma, quanto maior for a potência, mais rápido a bateria será carregada.
Por exemplo, um carregador de iPhone tem 5 watts de potência enquanto que um cabo de USB ligado ao computador tem 2,5. 

Resumindo : Se você tem pressa, use carregador original, conectado a tomada e o mais importante : Tenha paciência.