Mitos em que nós acreditamos......


E até hoje estávamos enganados.







1. Só usamos 10% de nosso cérebro.
 
O certo é que usamos todas as áreas de nosso cérebro, até quando estamos descansando. É verdade que o cérebro é muito flexível (podemos viver com metade dele) e que não usamos tudo de uma vez.  Mas não há uma parte do cérebro que não faça nada e que esteja esperando ser ativada para ganharmos superpoderes.

2. O álcool esquenta o corpo.

As bebidas alcoólicas dão sensação de calor, mas o álcool baixa a temperatura corporal, por isso é realmente perigoso beber álcool quando faz muito frio. O mesmo acontece com o café. 


3. O frio causa resfriados. 

Os resfriados são provocados por um vírus que viaja por via aérea “através das gotículas originadas ao falar, tossir ou espirrar”, não pelo frio em si. Quando faz frio, passamos mais tempo em espaços fechados como escolas e escritórios. Além disso, nas regiões com pouca umidade, as fossas nasais secam mais facilmente. Tudo isto contribui para facilitar o contágio. 
.

4. Cortar o cabelo (e barbeá-lo) torna-o mais forte. 

É uma impressão passageira, porque cada fio de cabelo acaba em ponta, mas o corte é feito na parte mais espessa.

5. Os avestruzes escondem a cabeça embaixo da terra. 

Baixam a cabeça ao nível do chão para passar despercebidos e parecerem um arbusto, mas o mais normal é correrem.

6. Segundo a física, o besouro não poderia voar. 

A abelha era o inseto da história original, que teria sua origem na Alemanha dos anos 1930. Embora não se trate de um processo simples, nenhum cientista – nem qualquer outra pessoa sóbria - jamais duvidou que um besouro pudesse voar. 

7. Os cães suam salivando. 

Regulam a temperatura sobretudo com a respiração, ofegando com a boca aberta. A maior parte de suas glândulas sudoríparas estão nas plantas de suas patas.

8. Os touros não vêem a cor vermelha.

O touro investe por causa do brilho e do movimento da capa. Mas eles distinguem sim a cor vermelha, só que isso não irrita eles. 

9. Um ano de cão são sete anos de gente. 

Os cães envelhecem a outro ritmo, mas esta equivalência não é exata. Os cães crescem muito mais rápido durante os dois primeiros anos e, de fato, alcançam a maturidade sexual já no primeiro, o que equivaleria a uns quinze anos humanos. 

10. Os golfinhos são os animais mais inteligentes depois dos humanos.

Não. São como os primatas e os papagaios, mas recordam menos que muitos cães. 

11. Escutar Mozart nos torna mais inteligentes. 

O famoso experimento de 1993 que indicou a existência de um efeito Mozart em bebês menores de três anos foi repetido várias vezes sem sucesso. O que não quer dizer que escutar Mozart não seja bom. 

12. Nunca se deve acordar um sonâmbulo. 

É possível que a pessoa se mostre incomodada e desorientada. Mais ou menos como quando nos acordam de um sono profundo. É desagradável, mas não há perigo de infarto e nem de coma como dizem. E em caso de risco, pode ser até recomendável para que não tropece e caia.

13. A comida que cai no chão leva cinco segundos para se contaminar.

Quanto menos tempo, menos possibilidades terá de conter bactérias. Há outras variáveis que influenciam, como o tipo de solo ou se a comida está úmida. Mas a maioria dos estudos demonstram que a superfície está contaminada e que não há diferença substancial entre três ou 15 segundos: o melhor é não arriscar.

14. Deixar lâmpadas fluorescentes acesas economiza

Consomem mais energia no momento em que são ligadas, mas não o suficiente para compensar.


15. A lua possui um lado escuro. 

Da Terra vemos apenas 59% deste satélite, mas os outros 41% também recebem luz solar.


16. O sol é uma bola de fogo. 

A reação é nuclear, não química: o sol brilha, mas não está em chamas.


17. A Grande Muralha China pode ser vista do espaço. 

A verdade é que a grande muralha tem apenas alguns metros de largura, como uma estrada ou um aeroporto. Além disso, a cor é igual à do solo,então isso não é verdade. Outras construções sim podem ser vistas do espaço, como as estufas de Almería, o Parlamento da Romênia e a mina de cobre de Kennecot.


18. Os diamantes são pedaços de carvão submetidos a uma pressão extrema.

Na realidade, são minerais com carbono que foram expostos a altas pressões. Os diamantes têm entre um bilhão e 3 bilhões de anos . O carvão tem cerca de 300 milhões de anos.

19. O homem veio dos macacos. 

Darwin nunca disse isso. O que ele disse é que os macacos e os homens tem um ancestral comum. Dizer que viemos do macaco é como dizer que somos filhos de nossos primos. 

20. É possível hipnotizar uma serpente com uma flauta.

Melhor não tentar: as serpentes são surdas e o que as acalma é o movimento do instrumento. A cobra movimenta a cabeça não por estar hipnotizada, mas porque é a forma como observa melhor todos os movimentos.