A lei mudou

Isso mesmo. A lei 9.503 já obrigava o uso dos faróis baixos durante o dia , mas só em túneis. Mas agora ela exige também que os motoristas andem com eles acesos nas rodovias , e durante o dia também. Antes mesmo de ser alterada, já era aconselhável acender os faróis nas rodovias. Existem empresas no Brasil que ao comprarem sua frota direto da fábrica já exigem que os veículos saiam sem o botão liga/desliga dos faróis, deixando assim o tempo todo os faróis ligados.




A mesma exigência dos faróis baixos na estrada durante o dia agora fica compatível com a regulamentação das motos, que já são obrigadas a usar a luz o tempo todo. A justificativa ? Com os faróis ligados, o carro fica mais visível. No sol forte, por exemplo, alguns carros podem ser ofuscados pela própria cor ou até pelo formato da carroceria. Quando o motorista precisa contar mais com a visão periférica, as luzes acesas chamam mais atenção e podem evitar acidentes graves em cruzamentos.  Os faróis não aumentam consumo de combustível e nem aceleram o desgaste de nenhuma parte do carro, mas mesmo que fizessem isso, a segurança extra nas rodovias é um baita motivo para serem compensados. Só que a recomendação é apenas para o farol baixo. A luz alta, mesmo de dia, também pode ofuscar os outros motoristas. A partir de agora os faróis baixos são obrigatórios e se você não usá-los nas rodovias será infração média com multa de cerca de R$ 85 e quatro pontos na carteira. A mesma multa pode ser aplicada se você usar farol alto em condições que possam ofuscar outros motoristas. Os BMW, Lexus e o novo Ford Fusion já possuem um sistema que automaticamente abaixa o facho quando detecta outro farol no sentido contrário. A lei não se aplica as luzes de neblina e elas devem ser usadas apenas na situação para a qual são destinadas. Na frente, elas iluminam por baixo da camada de neblina e facilitam a identificação de placas, faixas reflexívas e "olhos de gato". Vários carros, principalmente os europeus e americanos, trazem de série as luzes diurnas, que acendem imediatamente quando o carro é ligado. Elas podem ter LEDs ou serem lâmpadas comuns, com potência menor. No Canadá essa lei existe desde 1989, na Europa desde 2011. Nos Estados Unidos, as luzes diurnas não são obrigatórias, mas todos os carros têm, por economia de escala de fabricação e para atender á exigências de outros países quando exportar. A Argentina já obriga todos os carros a circularem sempre com os faróis baixos acesos.  Em outros países, o uso dos faróis de dia se mantém como uma indicação.