Você sabe como funciona um vírus ?

Bom, ele funciona do mesmo jeito que um vírus biológico. Ataca o hospedeiro - no caso aqui é o computador - e a partir daí ele começa a infectar outros computadores para aumentar o alcance. Basicamente ele fica escondido em um programa, documento e até em imagens e quando ele é aberto ou executado ele é liberado. Logo no começo, lá pelos idos de 1970, os vírus foram criados pelos programadores da época para trollarem uns aos outros e mostrar que um era mais talentoso que o outro. Mas como quase tudo no mundo, acabou virando uma atividade criminosa e muito lucrativa. Quando não havia internet os vírus precisavam de um disquete para levar o vírus às máquinas. Hoje em dia os Malwares se espalham por e-mail , sites infectados, e até por inteligência artificial, que chega até a simular conversas de verdade em chats para convencer a vítima a clicar em algum link contaminado.



Veja abaixo ai alguns dos vírus mais Filhos da P*%@ que existem : 


Backdoors

Um ataque do tipo "Backdoor" - Porta dos fundos -  abre uma porta de acesso na máquina, e a partir daí ela passa a ser controlada à distância. Com o controle aí sim é possível ter acesso a redes , sistemas e até roubar dados como RG, CPF e os números e senhas de cartões de crédito. Os vírus Backdoor já fizeram bastante estrago : Foram eles que em 2001 sobrecarregaram  os servidores da Casa Branca e em 2003 tirou do ar os caixas eletrônicos do Bank of America


Esconde-esconde e pega-pega

Nesses são enquadrados os da categoria "trojan/botnet" . Eles ficam escondidos, roubando senhas e dados. Roubam desde pequenas empresas até perfis de jogos online. Mas porque perfis de jogos ? Porque eles incluem bens virtuais que valem dinheiro na vida real. É o caso do BrutPOS, que desde 2009 ainda afeta usuários de cartões de crédito da Índia, e do Downadup, que já soma um prejuízo de US$ 1 bilhão.


Fofoqueiro hi-tech

Alguns vírus transformam os computadores em verdadeiros espiões. Ficam camuflados e aí eles capturam telas, gravam conversas de Skype e alguns até ligam a webcam para fazer imagens de onde as máquinas estão. Os mais conhecidos são o Flame e o Stuxnet. Esse ultimo foi criado pelo governo americano, já se infiltrou no programa de enriquecimento de urânio do Irã, transmitiu dados e paralisou mais de mil centrífugas nucleares de lá.

Sequestro de navegador

O "browser hijacking" não apaga o HD inteiro, mas consegue modificar as configurações do navegador que você usa, bagunça o seu computador e faz você formatar a máquina. Um exemplo que todo mundo já teve o " desprazer " de conhecer ou pelo menos ouviu falar é o Hao 123. Ele impede você de usar sites de buscas. O mais recente afeta os navegadores dos smartphones também, e é chamado de Skulls. Um dos vírus pioneiros nessa área do computador foi o Ping Pong em 1980. Ele transformava a tela em um jogo de bolinhas fazendo um movimento como se fosse um jogo de tenis de mesa, ou Ping Pong como queira.

Ataque à grega

O  "Cavalo de Troia" é bem famoso e faz um baita estrago no computador porque ele apaga o HD. O mais famoso dos " Cavalos " foi o ILOVEYOU, que em 2002 enviava e-mails com uma carta de amor anexa, mas a carta era falsa. Quando você clicava na mensagem ela era enviada para toda a sua lista de contatos e, em seguida, limpava o seu HD não deixando absolutamente nada nele. Em 2001, um vírus chamado Melissa obrigou a Microsoft a suspender todas as contas de e-mail por um bom tempo, até que os técnicos descobrissem a cura para segurar e eliminar Melissa