Identificando

Uma coisa que já se tornou corriqueira hoje em dia é a identificação biométrica. Por exemplo : Os relógios de ponto por digitais. Os acessos a setores de algumas empresas com reconhecimento pela face e por aí vai. Mas a tecnologia não para por aí e todo dia aparecem novas técnicas.Olha isso :


Bumbum Digital




Impressão traseira : Esse é o nome do sistema que já está em fase de testes. Ele realiza a identificação a partir da forma do corpo da uma pessoa, através de 360 sensores que captam pontos de tensão, área de contato e distribuição da pressão no assento . Ele foi criado para ser usado em bancos de carros que só vão dar a partida se o " bumbum " do motorista for reconhecido.Ele acertou em  98% das vezes e já há montadoras interessadas na tecnologia. 




Cheiro individual






Toda pessoa têm um cheiro característico. O cheiro é gerado por um grupo de genes relacionados ao sistema imunológico. Esse grupo ajuda a determinar a combinação de elementos químicos que o corpo esconde no suor e urina. Um tipo de “perfume” individual. De acordo com os hábitos de higiene, do ambiente que você frequenta e até a alimentação influenciam no “cheiro final”. Mas alguns cheiros não mudam e nem podem ser mudados. Mas não existe ainda nenhuma máquina para digitalizar e fazer uma identificação pelo odor corporal de um ser humano. Atualmente o trabalho é feito por cães farejadores que tem um olfato tão poderoso que consegue diferenciar o cheiro de gêmeos idênticos.


Micróbios nas fezes





2% da massa corporal humana é composta de bactérias, fungos e outros micróbios. Tudo bem que a maior parte é inofensiva e um monte delas até ajuda no bom funcionamento do organismo porque as vezes expulsam alguns invasores. O ecossistema de micróbios que vive no corpo ganhou o nome de micro bioma. Mas onde ele pode ser aplicado na identificação biométrica ? Ele é aplicável à biometria porque cada pessoa possui um grupo único. Cientistas descobriram que as bactérias deixam um tipo de assinatura genética nas fezes. Ela não muda conforme o tempo e com essa assinatura ela permite que você identifique uma pessoa a partir de uma amostra fecal. Esse método funcionou 86% das vezes. Será que os outros 14% eram de alguém com dor de barriga ?

Bom, e tem também o pessoal do Facebook que afirmou que será capaz de reconhecer pessoas até em fotos que não mostram seu rosto. O sistema vasculha a imagem e consegue fazer o reconhecimento através do corte de cabelo, silhueta do corpo e até pela roupa. De certa forma também é um uso de biometria.