Todo mundo conhece

Estes símbolos que eu vou mostrar aí abaixo todo mundo conhece. Eles são muito comuns no dia a dia das pessoas e alguns até já fazem parte da nossa vida. Mas o motivo do post não é esse, e sim mostrar como eles foram criados e por quem.



Partilha



Ele representa um diagrama de árvore e foi desenvolvido por Alex King, em dezembro de 2006 e depois em 2007 comprado pela ShareThis . Ele foi criado originalmente para criar a ação genérica de compartilhar uma página , ou seja, enviar um e-mail da página para alguém.



Play



É um ícone que a gente encontra em toda parte e em vários suportes. Mas esse é um daqueles ícones que ninguém sabe " quem é o pai ". Não existe uma noção exata de onde surgiu e muito menos criado por quem, mas sabe-se que na época de ouro dos gravadores de rolo o ícone representava uma seta que indicava a direção do carretel. Logicamente se você apertasse a seta a gravação começava e dai ela virou símbolo do play. Com o sucesso dele os outros que foram criados para aparelhos de som e players também seguiram a linha do triângulo, como por exemplo, o ícone de avançar ou voltar. 




Bluetooth



De todos os símbolos , o Bluetooth é com certeza o que tem a melhor história. No século X, o Rei Dinamarquês Harald Blåtand ou Harold Bluetooth - em inglês - adorava mirtilos - Uma frutinha azul e por isso os seus dentes sempre estavam azuis. Daí o nome - Blue ( azul ) Tooth ( dentes ). Tá, a história é bonitinha e tal, mas essa não foi a razão para ter dado origem ao ícone. O fato mesmo foi a unificação da Escandinávia que era realmente o objetivo do Rei Bluetooth - Unificação. Com base nesta história foi desenvolvido o ícone. Os criadores pegaram a runa para o H e B (Harold Bluetooth).




USB



Todo mundo tem alguma história ou algo em comum com esse ícone.  Ele está presente em praticamente todo aparelho e cabo, desde carregadores, HDs externos, etc...Basicamente a tarefa dele é simplificar o uso de vários cabos. O símbolo surgiu da idéia do Neptuno Trident Dreizack. O tridente simboliza o “poder”, e aí passa a idéia de ser um único conector para vários dispositivos. As formas diferentes nas pontas representam a condução. Como ele é um símbolo meio abstrato muitos fabricantes ainda usam as três letras USB.




On/Off



Na minha opinião, esse é o símbolo mais universal que existe. Acredito que não exista no mundo alguém que não saiba o que ele significa : Liga/Desliga. Ele teve origem no sistema binário que os engenheiros usavam na Segunda Guerra Mundial. O 1 significa ligado, e o 0 deligado. Em 1973, a Comissão Internacional Eletrotécnica chegou à conclusão de que um círculo interrompido por uma barrinha no meio representaria também o  “standby” dos aparelhos eletrônicos. Mas isso durou pouco porque o Instituto dos Engenheiros de Eletrônica e Elétrica (IEEE) achou a definição muito vaga, e resolveu que o símbolo deveria mesmo representar só o  “ligado / desligado”.