1º de Maio - Parte II

Hoje o Dia do Trabalho comemora 90 anos no Brasil. Ele é celebrado oficialmente desde 1925 por meio de um decreto do presidente Artur Bernardes.






São várias curiosidades sobre o Dia do Trabalho.  Vê aí se você sabe pelo menos alguma delas : 



1- Por que existe o Dia do trabalho?

O Dia Internacional do Trabalho existe para homenagear a luta de trabalhadores por melhores condições de trabalho. No dia 1º de maio de 1886 os trabalhadores de Chicago (EUA) organizaram uma greve geral. Uma das reivindicações era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8h diárias. O ato paralisou os Estados Unidos. O Dia foi oficializado três anos depois (1889) . 


2- Nos Estados Unidos o nome é "Labour Day"

"Labour Day" é o nome do Dia do Trabalho nos Estados Unidos mas ele não é comemorado em 1º de maio. A data cai sempre na primeira segunda-feira do mês de setembro.


3- Regiões da Austrália comemoram em datas diferentes

O Dia do Trabalho na Austrália varia de acordo com os estados e territórios. Ele é comemorado nos meses de março, maio e outubro. Por exemplo : Neste ano, o Dia do Trabalho foi comemorado pela Austrália Ocidental em 2 de março. Já os estados Victoria e Tasmânia celebraram a data no dia 9 de março. O território norte do país vai comemorar em 4 de maio e o restante no dia 5 de outubro.

4- Dia do trabalho como sinônimo de festa no Brasil

O 1º de maio antigamente era reservado para protestos, passeatas e críticas, mas como tudo no Brasil hoje ele é símbolo de folga, descanso e feriado. O feriado mesmo começou a partir do governo Getúlio Vargas.


5- China e Nigéria tem só 5 dias de férias por ano

Na China e na Nigéria os funcionários têm direito a cinco dias de férias por ano e o Dia do Trabalho não existe. México e Japão somente seis e oito dias úteis de descanso por ano, e também não comemoram a data. 

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) sugere que o trabalhador tenha direito a um mínimo de três semanas de descanso remunerado. Apesar disso, nem todos os países seguem isso. Nesse link aqui você vê a lista dos países e que dia comemoram. No a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) define 30 dias corridos de férias para o trabalhador .