1 minuto

Pesquisadores da Universidade de Stanford estão projetando uma bateria de íon de alumínio que segundo eles apresenta muitas e muitas vantagens sobre as outras baterias de íon de lítio convencionais que são usadas normalmente hoje em dia. Mas a maior vantagem é a do carregamento super-rápido. Além disso o preço é bem mais baixo. 





A bateria pode ser recarregada em 1 minuto e é flexível, pode ser dobrada para se acomodar mais confortavelmente em vários dispositivos diferentes. No vídeo que os pesquisadores postaram no YouTube, dá pra ver um protótipo da bateria alimentando uma luz LED, mesmo sendo dobrada e perfurada. A bateria também alimenta um smartphone. Os materiais são mais seguros do que os de baterias de íons de lítio, porque ela não vai pegar fogo nunca, mesmo que seja feito um furo enquanto ela é usada. 



Mas existe uma questão que precisa ser resolvida antes que o dispositivo vá para produção em massa e comece a ser vendido : Apesar da bateria oferecer tensão maior do que qualquer outra bateria à base de alumínio, ainda é menor do que a tensão média da bateria de lítio de um smartphone, que normalmente é de 3,7V ou 4,2V.