Data de Validade

Uma estudante de nome esquisito -  Solveiga Pakstaite - criou uma etiqueta para embalagens de alimentos que avisa quando o produto está estragado.




A invenção usa gelatina para acompanhar o processo de decomposição dos alimentos e para avisar - quando você passa o dedo - se a comida está estragada. Ela sempre pensou em ajudar os consumidores com deficiência visual , mas o sistema é muito útil também para os que enxergam também. 



De acordo com ela, o rótulo copia o estado de conservação do  alimento e é muito mais preciso do que a data de validade. Ela deu o nome de “Bump Marks” para as etiquetas que vão estragando junto com os alimentos. Quando ela estiver lisa o alimento está bom,  mas caso o consumidor passe o dedo e sinta ranhuras ou alguma parte áspera, então é hora de ir pro lixo. Apesar de ser muito importante para os consumidores, a invenção ainda não está sendo utilizada nos produtos. A estudante está pesquisando a melhor forma de vender as etiquetas para os fabricantes interessados.