Auto Tune




Quando você fala ou pensa no Auto Tune, é muito difícil não imaginar aquele artista meio sem talento, desafinado e com uma voz bem fraquinha, que ganhou um lugar de destaque nas paradas graças ao software. Mas também não são só eles que usam . Basta investigar um pouco a indústria da música para ver que o uso do programa vai desde os “sucessos do momento” até artistas de talento indiscutível e que já estão consagrados. Mas o mais interessante nesse software não é o uso dele na voz dos artistas, mas sim como ele surgiu. A invenção do “corretor milagroso de voz” tem como pai um engenheiro da indústria petrolífera. Andy Hildebrand trabalhou na Exxon Production Research e na Landmark Graphics, que são empresas ligadas à exploração do petróleo. Mas como um engenheiro do petróleo criou um software usado na música ? Bom, ele criou o software para estimar as profundidades da subsuperfície da Terra e localizar com maior precisão, as reservas do petróleo. A idéia foi aprovada, funcionou direitinho e ajudou bastante na descoberta de novas jazidas. Daí, com a idéia aprovada, claro que ele encheu os bolsos de dinheiro e com isso, pode se dedicar a sua verdadeira paixão que era a música. Andy era flautista profissional desde pequeno, e resolveu que iria criar uma empresa para transferir seus conhecimentos. Em 1990 fundou a Antares Audio Technologies, focada no processamento de músicas digitais e em softwares de amostragem.O Auto-Tune apareceu entre 1996 e 1997, quando um distribuidor ligado à Antares brincou que seria ótimo se sua mulher conseguisse cantar sempre afinada. Andy chegou à conclusão que o mesmo tipo de processamento que ele utilizava na indústria do petróleo também serviria para corrigir a afinação de uma pessoa. Não que antes do Auto Tune não haviam alguns modos de corrigir a afinação, mas o trabalho era bem mais difícil. O Auto-Tune mostrou ser extremamente competente, fácil de usar, e permite que um engenheiro de áudio configure uma afinação e deixe o software fazer o resto, adequando a voz aos tons necessários. O programa ficou popular rapidinho, mas foi tratado pelas gravadoras como um segredo de estado. mas um segredo que durou até a cantora Cher usá-lo na música “Believe”, criando um som robótico. 



Mas claro que, em se tratando de um software que disfarça a incompetência de alguns e ajuda melhorar a qualidade de outros, o Auto Tune tem críticos. Entre eles está a revista Times, que elegeu o programa como uma das 50 piores invenções da história e chegou a compará-lo a modificações corporais e a cirurgias plásticas. Alguns artistas também se juntaram a revista : Jay Z, lançou até um álbum chamado “anti-Auto-Tune” e uma música com o nome de “Dcri.O.A- Abreviatura de Death of Auto-Tune, ou em português Morra Auto Tunes - Mas no geral, o público parece ter se acostumado com o uso do corretor e simplesmente aproveita as canções sem se importar se elas foram corrigidas ou não. Uma das maiores polêmicas envolvendo o programa foi uma gravação da cantora Britney Spears, que foi alvo de várias críticas por causa da performance desafinada e da declaração dela mesma de que não grava nada sem ajuda do programa.Na prática isso não vai afetar a carreira dela, e muito menos mudar as músicas que já foram gravadas.