Pura manteiga

Todo mundo sabe que manteiga demais faz mal a saúde. Mas existe uma coisa que leva muita manteiga e tem um resultado bom : as esculturas de Vipula Athukorale. 




Vipula é um dos chefs mais badalados do mundo. Ele já esculpiu na manteiga um Rolls-Royce, uma cena de Pinóquio e vários detalhes da história Pied Piper. O nível das esculturas é tão grande, e os detalhes tão mínimos que ele não pode sequer respirar na manteiga antes de cortar figuras. A manteiga usada por ele é a manteiga culinária, com uma consistência mais firme e que se funde a temperaturas muito mais elevadas. Vipula tem 46 anos e já ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata no International Salon Culinaire Awards em Londres na semana passada. O que impressionou  os juízes foi a riqueza de detalhes das esculturas.




Só prá se ter uma idéia, o Rolls-Royce levou quase 90 horas para ser terminado.O Chef disse que não pode respirar normalmente quando está cortando a manteiga.Quando vai  fazer os cortes ele se inclina, respira fundo, prende a respiração e só solta após os cortes. Outro segredo dele é lavar as mãos toda hora em água gelada quando está fazendo a sua obra. Uma vez terminado, as esculturas podem ficar em exposição durante anos. 'Eu fiz um navio Viking, quando eu estava no Bahrein, e que ainda está em exibição no átrio do hotel. Ele tem sido há anos. Vipula nasceu no Sri Lanka - onde mais poderia arrumar um nome desses ? -  já trabalhou em hotéis 5 estrelas na Grécia, Iraque, Chipre, Bahrein e na Inglaterra. Ele foi despedido ano passado. Hoje, a situação dele é curiosa. Depois das medalhas, ele se encontra numa posição muito curiosa : Ser um dos melhores chefs de detalhes finos do mundo - mas sem emprego.