Matando a sede

Ao contrário do que todo mundo pensa, os países mais secos do mundo não estão no oriente médio. O mais seco do mundo - no quesito água potável - é a Etiópia, no continente africano. O problema da água na Etiópia é muito grave porque só 34% da população tem acesso a água potável e muita gente lá prá conseguir isso tem que viajar vários dias. Mas parece que há uma luz no fim do túnel. Um designer italiano e um arquiteto suíço resolveram colocar a mão na massa. Arturo Vittori e o suíço Andreas Vogler criaram o WarkaWater.






O WarkaWater teve o nome inspirado em uma árvore da Etiópia, e consiste em uma estrutura de bambu de 9 metros de altura revestida com uma rede de nylon e que capta a água da atmosfera e ainda permite também medir o nível da água. O equipamento já provou ser eficiente e capta até 100 litros de água por dia.
Cada torre custa U$ 550 , e sendo fabricadas em série o custo com certeza cairá. A montagem demora três dias e não pede nenhum equipamento especial. O processo todo envolve seis pessoas, que geralmente são os próprios moradores. Os criadores já estão trabalhando em uma outra versão do equipamento com painéis solares que além da água, vão gerar eletricidade. O grande segredo, que não é segredo, é que nessas regiões a mudança drástica de temperatura do dia para a noite favorece a coleta. Que bom, é a ciência ajudando a quem precisa.