A FIFA é chata...

E as regras dela também. Na Copa do Mundo o carro chefe dos negócios são as vendas de camisas, uniformes, agasalhos e bonés. Eles giram milhões de dólares pelo mundo, e claro, com tanto dinheiro, as duas maiores marcas de material esportivo da Copa - Adidas e Nike - brigam como cão e gato por esse filão. Só que antes de lançarem algum material ou uniforme no mercado, elas tem que seguir algumas regras que a toda poderosa Fifa impõe. Aí é claro que muita gente vai achar frescura , exagero e etc...mas regras são regras e devem ser respeitadas. Ainda mais quando elas são impostas pela Fifa. Para a Copa do Brasil, as regras foram bem especificadas e todas as marcas envolvidas trabalharam bastante para finalizar e apresentar o uniforme definitivo de cada seleção no prazo estabelecido. Só um detalhe: O documento oficial das exigências da Fifa tem 92 páginas e uma pequena parte eu posto aqui. Da uma olhada aí : 


FastCoDesign


Os números de cada camisa tem um tamanho padronizado, e isso todo mundo sabe, mas a Fifa estipulou a medida de três e cinco milímetros para o contorno dos numeros, nem menos, nem mais.





Os agasalhos não fazem parte do uniforme de jogo.mas nem por isso escaparam das exigências. Eles também devem seguir uma especificação: o logo da seleção atrás do pescoço só se for centralizado e nos lados pode ter até oito centímetros de largura.





Nos Mínimos Detalhes



As cores, é claro também são limitadas. Até quatro cores em cada uniforme, e nenhuma que possa comprometer a visualização ou que tenha efeitos em 3D.






Somente logos de cada marca de material esportivo registrado com bastante antecedência ( 2 anos antes da Copa ) por cada fabricante. E a Fifa exige que eles tenham de 2 até 4 variações da logo na camisa e calção para não haver reclamações depois.





Os mesmos logotipos tem lugar marcado e que tem que ser respeitado, por força de um acordo dos patrocinadores e emissoras de Tv. O logo no ombro tem um tamanho definido de oito centímetros e deve estar centralizado. Além disso eles devem ser exatamente simétricos nos dois lados da camisa. 






Os bonés ( Muito usados por Felipão por exemplo ) não escaparam. Eles também tem suas regras de produção: o tamanho do logo deve ser de 50 cm², enquanto a bandeira no boné não pode ter mais do que 25 cm². E aí ? você acha que isso é sinal de organização ou é só frescura da Fifa ?