A Árvore mais venenosa do mundo



Essa árvore é a Mancenilheira (Hippomane mancinella), também conhecida como "manzanita de la muerte" - nome dado por Cristóvão Colombo. Ela é considerada a árvore mais venenosa do mundo, segundo o Guinness. Ela é encontrada perto das praias da Flórida, Caribe, América Central e norte da América do Sul. Por todo lugar onde existe uma dessas, existe também uma placa vermelha para alertar os visitantes para que não fiquem muito perto dela.




A árvore é venenosa em um nível altíssimo, e provoca a morte em instantes. O envenenamento ocorre porque os frutos dela são parecidos com maçãs e chamam a atenção. Mas não é só isso não. As maçãzinhas não são as partes mais perigosas da árvore. 




A seiva dela é extremamente cáustica e concentra o maior índice de veneno. Prá se ter uma idéia, só uma gotinha pode causar bolhas, dermatite, inchaço e queimaduras gravíssimas. As maiores vítimas dela são os turistas desavisados que procuram a sombra dela. As gotas de chuva que escorrem pelos galhos e folhas provocam queimaduras ao atingir as pessoas. A morte mais famosa causadas pelo veneno da maçãzinha foi a do conquistador espanhol Juan Ponce de Leon. Ele recebeu uma flechada na perna. A flecha tinha sido molhada na seiva . De Leon agonizou por v[arias horas até morrer. As árvores podem alcançar até 20 metros de altura e, as maçazinhas tem gosto doce no começo, mas depois tem efeitos devastadores. Mas felizmente as lesões provocadas pela árvore são bem raros hoje em dia, graças aos sinais de alerta sobre os perigos.