É melhor seguir essas dicas. Esse artigo, escrito por " um suposto engenheiro de segurança que trabalha há 31 anos em uma refinaria " , está correndo a internet. Como de costume ninguém cita o nome do engenheiro e muito menos a refinaria que ele trabalha, mas as dicas que ele deu fazem sentido e são válidas para quem quer economizar na hora de abastecer o carro :
Dica 1:
Procure encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível. A temperatura do ambiente e do solo é mais baixa pela manhã. Todos os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo da terra. Quando as temperaturas estão mais altas, os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, ao encher em horários quentes o litro de combustível pode não ser exatamente 1 litro. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura do solo tem um papel muito importante. Nesses locais, cada carregamento de caminhão é cuidadosamente controlado no respeito à temperatura, para que cada litro seja exato.
Dica 2:
Fale para o funcionário não encher o tanque com pressa. Quanto menos pressão no tanque, menos vapor e, consequentemente, maior parte de combustível real no tanque. Todas as mangueiras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encher o tanque com a pistola apertada no máximo, uma porcentagem do combustível que entra no veículo já vai se transformando em vapor, já contabilizado pela máquina, e volta novamente para o tanque. Você paga por uma coisa que acaba não recebendo.
Dica 3:
Não espere ficar na reserva para encher seu tanque. Quanto mais combustível tiver no tanque, menos ar há lá dentro e, consequentemente, menos espaço para se transformar em vapor. O combustível evapora mais rápido do que você pensa. Os grandes reservatórios de refinarias tem tetos flutuantes que se adaptam a quantidade de combustível do tanque. Tudo isso para não deixar espaço para o ar, para a evaporação ser mínima.
Dica 4:
Não encha o tanque em postos que foram reabastecidos recentemente. Se você chegar em um posto e ver que o caminhão está abastecendo os depósitos, ou que tenha acabado de abastecer, evite. Ao reabastecer o depósito, todo combustível do tanque é agitado e o “lixo” do fundo acaba misturando com o restante. Assim, você pode correr o risco de pegar um combustível de má qualidade.