Monitoramento de veículos em 2013


O SINIAV começará o monitoramento a partir de janeiro. Uma parte dos motoristas brasileiros já poderá contar com o serviço. Primeiro para quem for pegar um carro novo. O SINIAV é uma espécie de SIVAM para carros e vai entrar em operação em todo o país, começando obrigatoriamente pelos carros novos. Todos os carros - sem exceção – terão que sair de fábrica com o chip de rastreamento. Lembrando que esse chip não tem nada a ver com aquele rastreador que o proprietário pode ou não ativar no momento da compra. O chip do SINIAV vai estar sempre ativo e identificando o veículo em qualquer ponto do país, tanto em rodovias quanto nas cidades. O chip vai custar R$ 5,00 e será cobrado na hora do licenciamento. Para a manutenção está sendo estudada uma cobrança anual através do IPVA.



A função dele vai ser facilitar aos órgãos de trânsito a fiscalização da frota brasileira, a fim de evitar roubo/furto de veículos/cargas, controlar o tráfego, restringir acesso em zonas urbanas, fiscalizar velocidade média, aplicar multas, localizar veículos roubados e mais uma série de funções agregadas. Os carros usados vão ter um prazo maior para se adequar : Até julho de 2014. Os estados vão programar as instalações individualmente. Ele vai funcionar assim : 






Quem não portar o chip terá de pagar multa de R$ 127,69, além de levar cinco pontos na CNH e ficar com o veículo retido. Só prá termos um exemplo do que vai ser esse serviço : Numa rodovia, se o tempo gasto entre duas antenas for menor que o estipulado - leia-se o limite das placas de velocidade -  eles vão saber que você andou acima do limite, e portanto será multado automaticamente por excesso de velocidade. Facilita bastante para o governo arrecadar mais um pouco nas costas do brasileiro.





Com a ajuda do Ivo Zortea