Jogada de Marketing




Embora eu tenha cancelado a minha conta no Facebook por achar que ele já está - pelo menos no Brasil - muito, mas muito pior que o Orkut, eu acompanho de perto o interesse dos meus leitores pela rede social  do Marck Zuckerberg ( 90% deles tem conta lá ) , e tenho que admitir que os caras são agressivos demais quando o assunto é marketing e faturamento. Olha só a jogada deles agora : Estão testando um roteador Wi-Fi que dá acesso gratuito à internet para usuários que fizerem check-in dentro de um estabelecimento comercial. Por exemplo : Um café , livraria ou uma loja de CDs/Dvds. Funciona assim: você acessa o Wi-Fi  da loja e o seu navegador abre o Facebook e já logo redireciona você para a página da empresa na rede social. Depois que você fizer check-in dizendo aos amigos onde você está, aí sim a  navegação é liberada para qualquer outro site. É ou não é uma bela jogada de marketing ? Mas você não é obrigado a fazer check-in, nem a usar o Facebook. Se não quiser é só pedir uma senha para alguém da loja e pronto. A ideia é aumentar a rede social nas páginas profissionais/comerciais. Na linguagem mais apropriada : Vão querer te empurrar guela abaixo ofertas e promoções. Mas com tudo isso, o pessoal do Facebook estava bem quietinho e ninguém sabia desse " redirecionamento ". A descoberta foi de um cara chamado Tom Waddington, que é desenvolvedor de sistemas e percebeu o código para uma função Wi-Fi na API do Facebook. A empresa não teve mais como negar e confirmou. Mas para tentar desviar o foco, disse que a Internet do estabelecimento é por conta da empresa. Sério ? Por enquanto o teste é limitado só prá quem mora lá na terra do Obama, mas se a função for mantida, quem sabe daqui uns dias ela esteja aqui no Brasil. Se vier, na minha opinião só quem levará vantagem são as empresas e quem não tem mais conta como eu. Porquê ? Ora.....então você acha que com os dados na mão eles não vão querer ficar " futricando " o seu histórico de navegação ????  Ah tá......tolinho